Menu

II Congresso da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” acontece no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Brasil que acompanha o desenrolar de mais um escândalo de desvio de dinheiro público é o mesmo que ocupa a 73ª colocação no ranking divulgado pela ONG Transparência Internacional, que mediu a percepção da corrupção em 183 nações no ano passado. O país melhorou ligeiramente sua nota em relação a 2010, quando ficou em 69º lugar, passando de 3,7 para 3,8. Quanto mais próximo do topo da lista e da nota dez, menor é a sensação de que o país é corrupto.


O II Congresso Nacional da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, que será realizado nos dias 23 e 24 deste mês, em Rio Branco, tem a proposta de sensibilizar a sociedade para que reflita sobre o problema, desde os grandes casos de corrupção nos governos até atitudes simples do cotidiano, como furar filas, lucrar na hora do troco, dentre outras. “A campanha tem por ponto fundamental educar e estimular as gerações novas, através da construção de um país mais justo e sério, destacando-se o papel fundamental de nossas próprias condutas diárias”, explicou a promotora Waldirene Oliveira da Cruz-Lima Cordeiro, uma das coordenadoras da campanha no Acre.

Publicidade

A campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, de caráter educativo, tem como objetivo principal conscientizar a sociedade, especialmente crianças e adolescentes, a partir de um diferencial, que é o incentivo à honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter.  O promotor Vinícius Menandro Evangelista de Souza, que também coordena a campanha lembra que a luta contra a corrupção exige uma mudança cultural e de comportamento em cada um de nós. “É um evento de mobilização, conscientização. Um despertar da sociedade para o enfrentamento a esse mal”, disse.


A campanha iniciou pelo Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC), em 2004, em Chapecó, para atingir principalmente as crianças e adolescentes, mas acabou sensibilizando as diferentes camadas da população. Hoje é nacionalmente conduzida pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP).


Os interessados em participar do evento devem efetuar inscrição pela internet até o dia 22. A inscrição é gratuita e os participantes receberão certificado.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido