Conecte-se agora

Julgamento do mensalão entra hoje na última fase das defesas

Publicado

em

A terceira semana de julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF) começa hoje (13) com a defesa de mais cinco réus, entre eles quatro ex-deputados. É a última etapa da fase de defesa. Serão apresentadas hoje as defesas dos ex-deputados Roberto Jefferson (PTB-RJ), que denunciou o esquema, e Bispo Carlos Rodrigues (do então PL-RJ), além de mais três ex-parlamentares. Todos respondem pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A expectativa é que a fase das defesas acabe no próximo dia 15. Em seguida, começa a etapa dos votos dos ministros da Suprema Corte, começando pelo relator Joaquim Barbosa. Ele disse que seu voto tem cerca de mil páginas, mas que pretende apresentar um resumo. Porém, o advogado Márcio Thomaz Bastos pediu que os 11 ministros apresentem seus votos por inteiro, sem sínteses.

Defendido pelo advogado Luiz Francisco Corrêa Barbosa, Jefferson responde sobre os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O ex-deputado Bispo Rodrigues responde sobre os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro e será defendido pelo advogado Marcelo Ávila de Bessa.

Com a defesa do advogado Itapuã Prestes de Messias, o ex-tesoureiro do PTB Emerson Palmieri responde também sobre os os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele será o terceiro caso mencionado ao longo do dia.

Também pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro respondem os ex-deputados Romeu Ferreira Queiroz (na época no PTB-MG), cuja defesa será feita pelo advogado José Antero Monteiro Filho, e José Borba (PMDB-PR), defendido por Inocêncio Coelho.

Nos últimos dias, as defesas dos réus insistiram na inocência de seus clientes, mas vários advogados admitiram a existência de caixa 2, embora não tenham reconhecido a existência do mensalão. Pela denúncia do Ministério Público, o mensalão foi um esquema montado no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comprar apoio de parlamentares e para saldar dívidas de campanha com dinheiro não contabilizado, o chamado caixa 2.

No dia 3, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, concluiu a sustentação oral pedindo a condenação de 36 dos 38 réus. O ex-ministro da Comunicação Social da Presidência da República Luiz Gushiken e o assessor do PL (atual PR) Antonio Lamas foram excluídos da condenação por falta de provas.

Em cerca de cinco horas, Gurgel disse que foi ameaçado e sofreu ataques. Fez um relato detalhado sobre o esquema do mensalão, defendeu que a justa aplicação de penas marcará um “paradigma histórico”.

Para cada situação, Gurgel apontou um crime. Os delitos citados na denúncia, variando conforme o réu, são formação de quadrilha (pena de um a três anos de prisão), corrupção ativa e passiva (dois a 12 anos cada), peculato (dois a 12 anos), evasão de divisas (dois a seis anos), gestão fraudulenta de instituição financeira (três a 12 anos) e lavagem de dinheiro (três a dez anos). Alguns crimes, segundo o procurador, foram cometidos várias vezes e por isso alguns réus respondem a dezenas de acusações.

Da Agencia Brasil

Cotidiano

Em Tarauacá, adolescente tenta matar pai e filho a tiros e termina morto a facadas

Publicado

em

Uma briga entre famílias registrada na última segunda-feira (26) na Comunidade de São Paulo, no Rio Gregório, zona rural de Tarauacá, um local de difícil acesso, terminou com pai e filho sendo baleados a tiros de espingarda.

Um adolescente, que seria o autor dos disparos contra pai e filho, foi morto a facadas por parentes das primeiras vítimas.

Integrantes do Grupo Tático do 7º Batalhão da Polícia Militar conseguiram chegar ao local e devido a distância somente nesta terça-feira (27) retornaram a Tarauacá, trazendo as armas e dois homens acusados do homicídio.

Moradores do local informaram aos policiais que o adolescente foi até uma residência, onde tentou matar pai e filho, que foram baleados e ficaram caídos no solo.

Quando os filhos do dono da casa chegaram e o viram caído com a outra vítima pensaram que os familiares estavam mortos e saíram em perseguição ao suspeito, que foi alcançado no igarapé Pedra, onde foi assassinado com várias facadas.

Quando tomaram conhecimento dos fatos, os policiais militares do Grupo Tático se dirigiram ao local via fluvial e chegaram durante a noite. Mesmo diante das dificuldades conseguiram prender os dois acusados do homicídio, além de apreender duas espingardas, uma faca e um terçado usados na prática dos crimes.

Homens do Corpo de Bombeiros conduziram as duas vítimas feridas e o cadáver do adolescente à cidade. A Assessoria de Imprensa da Polícia Militar não divulgou os nomes dos envolvidos.

Continuar lendo

Cotidiano

Inscrições para o concurso do INSS terminam na próxima segunda-feira

Publicado

em

As inscrições no concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que iniciaram dia 16 deste mês, terminam na próxima segunda-feira, 3 de outubro, às 18h.

Com mil vagas ofertadas em diversas cidade do Brasil para o cargo de Técnico do Seguro Social, a remuneração bruta inicial pode alcançar o valor de R$ 5.905,79. No Acre, estão disponibilizadas 14 vagas, com jornada de trabalho de 40 horas semanais, destinadas para as agências da capital, em Rio Branco.

Os interessados devem acessar o site da seleção, no portal do Cebraspe para confirmar a participação no certame. A taxa é de R$ 85,00 e o pagamento deve ser realizado até 21 de outubro.

Para concorrer ao cargo, é preciso ter certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), concluído até a data da posse.

Aprova objetiva está prevista para 27 de novembro, com duração de 3h30 e o curso de formação será realizado nas cidades de Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, João Pessoa/PB, Manaus/AM, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.

Continuar lendo

Cotidiano

Irmão de ex-vereadora de Rio Branco morre em acidente em estrada do Mato Grosso

Publicado

em

Natanael Mendonça, 63 anos, irmão da ex-vereadora de Rio Branco, Elzinha Mendonça, morreu na tarde desta última segunda-feira, 26, em número acidente ocorrido na estrada MT-020, região da zona rural do município de Canarana, MT.

De acordo com informações prestadas pela polícia, Natanael dirigia um JEEP Renegade quando perdeu o controle do veículo e se colidiu com um ônibus, vindo a falecer no local do acidente.

O ac24horas conversou com Elzinha, que muito consternada, falou que o irmão havia ido visitar um filho que mora na região. “É um momento muito difícil para nossa família. Somos 10 irmãos e nunca havíamos perdido alguém tão próximo Meu irmão ia fazer aniversário na sexta-feira”, disse.

O filho de Natanael, que estava no carro na hora do acidente, foi socorrido e não corre risco de morte.

A família não divulgou ainda se o corpo de Natanael vem para o Acre para velório e sepultamento.

Continuar lendo

Cotidiano

Hospital de Amor atende pacientes até sexta-feira na Praça da Revolução

Publicado

em

Com o atendimento voltado unicamente para mulheres, a carreta do Hospital de Amor de Rio Branco vai permanecer até sexta-feira (30) estacionada em frente ao Quartel Geral da Polícia Militar do Acre, na Praça da Revolução, em Rio Branco.

O local foi escolhido por ser um ponto estratégico com bancos, comércio e repartições públicas que reúnem grande contingente de mulheres. Estão disponíveis exames de mamografia e preventivo de câncer do colo do útero (PCCU)

O atendimento será iniciado às 8h e concluído às 13h, com todas as mulheres selecionadas atendidas. Segundo a gerente do Hospital de Amor, Ana Maria, o atendimento das pacientes será pela ordem de chegada. Diariamente, são disponibilizados 25 exames de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos e 30 PCCU’s.

Ana Maria disse que as interessadas em fazer os exames deverão se dirigir à carreta estacionada na frente do quartel da Polícia Militar levando os seguintes documentos: RG, CPF, cartão do Sus e comprovante de endereço.

Ainda segundo a gerente, o atendimento do Hospital de Amor, localizado na BR-364, próximo à UPA do 2º Distrito, continua normalmente, e que agora a direção disponibilizou um telefone para que o cliente possa ser atendido via Whatsapp.

“Pelo número 32135501 agora você pode fazer o agendamento de todos os tipos de exames, tirar dúvidas e até remarcar”, complementou Ana Maria.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.