Categories: Destaque esquerdo

Perpétua pede apoio na Câmara para instalar CPI da aviação

Published by
Roberto Vaz

Para investigar as práticas abusivas das empresas de aviação civil no Brasil, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB/AC) anunciou ontem, durante sessão no Plenário, que vai começar a coletar assinaturas para instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o serviço aéreo. De acordo com a deputada acreana, o crescimento da demanda para a aviação civil não está sendo acompanhada na melhoria na qualidade da prestação dos serviços.


Os frequentes atrasos e cancelamentos nos voos, a alta carga horária submetida aos funcionários, o extravio e furto de bagagens e a falta de assistência aos passageiros são os principais problemas que motivaram o pedido de criação de CPI.  Segundo o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) as empresas áreas lideram o número de reclamações de usuários.


Perpétua Almeida lembrou, ainda, que há crescente redução no espaço entre as cadeiras, causando incômodo e insegurança aos passageiros. “Alguns serviços oferecidos pelas companhias áreas demonstram o descaso e a falta de conforto prestado aos brasileiros. A possibilidade de comprar o assento conforto ou de manter a cadeira do meio livre durante os voos é uma clara demonstração que as empresas estão oferecendo locais apertados, condições insuficientes para um ser humano passar três ou quatro horas num voo”.


Na visão da parlamentar, outro grave abuso e possível descumprimento das normas legais e potenciais fraudes é que mulheres gestantes, com criança de colo e pessoas portadoras de necessidades especiais deixaram de ter assentos prioritários, já que eles serão destinados a passageiros que paguem mais pelo assento. “O serviço aéreo no Brasil cresceu nos últimos anos e só em 2005 subiu 15% o número de passageiros, porém o crescimento não está sendo acompanhada de melhora nas qualidades do serviço prestado”, reclamou.


Preços abusivos das passagens áreas


Para cumprir sua agenda no Acre, Perpétua Almeida viaja quase semanalmente e denuncia o alto preço das passagens áreas. Segundo a parlamentar acreana, o bilhete entre Brasília e Rio Branco pode chegar a custar até R$ 3090 reais por trecho. “Diariamente, eu vivencio o descaso das companhias com os passageiros. Acredito que o Parlamento precisa atuar e investigar os indícios de possíveis irregularidades no serviço prestados aos usuários do transporte aéreo no Brasil”.


Vanessa Marques, de Brasília


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Recomendação destina valores de penas pecuniárias no Acre ao RS

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e a Corregedoria-Geral da Justiça (Coger) recomendaram que…

06/05/2024

Culinária acreana estará em evento de gastronomia no Rio de Janeiro

Com um cardápio repleto de delícias acreanas, os chefs do Senac Acre Fernanda Ferreira, Iana…

06/05/2024

Cruzeiro do Sul ganhará rotatória no local com maior índice de acidentes

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima e a diretora do Departamento Estadual de…

06/05/2024

Filhos estão preocupados com ‘tristeza constante’ de Hugh Jackman um ano após divórcio

Os filhos do ator Hugh Jackman estão preocupados com a “tristeza constante” do astro da…

06/05/2024

Irmão de Marília Mendonça faz rifa com itens da cantora é criticado e rebate

João Gustavo, irmão da cantora Marília Mendonça, usou suas redes sociais nessa segunda-feira (6), para…

06/05/2024

Bando faz família refém e leva carro de vítimas em Cruzeiro do Sul

O empresário Jorge Luiz foi surpreendido por criminosos armados na manhã desta segunda-feira, 6, quando…

06/05/2024