Conecte-se agora

Situando as coisas

Publicado

em

Havia de fato um acordo entre o PT e Antonia Lúcia para que ela saísse candidata à PMRB para ajudar a levar a eleição ao segundo turno, isso é ponto pacífico e não há nem como esconder.

PTB na cumbuca
Tanto é que o presidente do PTB, Chicão Brígido, foi chamado e convencido pela cúpula petista a levar o seu partido para a coligação da Antonia Lúcia (PSC), o que fez e foi o seu erro político.

Não se entenderam
O problema é que PT e Antonia Lúcia não se entenderam no curso desse início de campanha e instada por assessores, ela debitou tudo o que está acontecendo a uma manobra dos petistas.

Qual o motivo?
O motivo de tudo isso é hilariante. Seus assessores colocaram na sua cabeça que o PT estava por trás de tudo por ter pesquisas que, ela tiraria Marcus Alexandre (PT) do segundo turno.

Isso é real
Não é nem preciso militar no meio político para ser ter uma base que a candidatura de Antonia Lúcia (PSC) à PMRB nunca esteve entre as três primeiras bem avaliadas em todas as pesquisas.

Desdobramentos certos
Uma coisa é certa, a campanha pegou fogo e esses fatos terão sérios desdobramentos.

Cansou da cumpanherada?
O secretário de Comunicação do PSB, Natal Chaves, lamenta em e-mail “os políticos terem o mesmo conteúdo das fraldas e, o PSB, no Acre, não passar de uma sublegenda do PT”.

Não me meto
Em briga de antigos “companheiros” eu não me meto, mas com certeza, me divirto.

O amor é lindo!
O assessor especial do governo, Antonio Monteiro, fez as pazes com a ex-candidata à PMRB, Antonia Lúcia (PSC) e, ela prometeu que, lhe deixará de fora da briga com os juízes eleitorais.

Largada da campanha
O candidato favorito a prefeito de Epitaciolândia, André Hassem (PSDB), prepara para o próximo dia 17, uma carreata que, marcará de vez a largada da sua campanha nas ruas.

Bomba política
Prometido que será vazado à imprensa nas próximas horas o registro de uma ocorrência feita pela mãe de um candidato a prefeito do interior, que teria levado alguns cascudos do seu filho.

Fim da campanha
Se o documento existir e vier ser divulgado, a esse candidato só restará renunciar e sumir.

Não merece
Que bate na mãe não merece um mandato, mas mofar na cadeia, mãe é algo sagrado.

Grana no rodo
Se tem um candidato a vereador da Capital que não terá problema de jogar 2 milhões de reais na sua campanha é o Raimundo Noleto (PSB), dono da rede de comércio “Casa dos Cereais”.

Nunca se sabe
A questão é que nunca se sabe quando o Noleto fala para valer. Já se disse candidato a deputado federal, deputado estadual, e não foi uma coisa e nem outra, por isso, é pé atrás.

Feio na foto
O vereador Gildomar Charqueiro (PMDB) se acorrentou à prefeitura de Plácido de Castro como protesto por supostos atos de corrupção e impunidade do prefeito Paulinho (PT), lembram?

Qual foi o santo?
Nessa campanha o Charqueiro apóia o candidato a prefeito da FPA, Roney Firmino (PSB), e é o principal porta-voz do prefeito Paulinho. Que milagre operou a transformação do Charqueiro?

Outro milagre
Ninguém trocou mais ataques rasteiros, próprios de botecos de quinta categoria que, o candidato à vice-prefeito Chagas Batista (PCdoB) e o ex-prefeito Wando Torquato (PP).

Esqueçam o que dissemos
Na base do esqueçam o que falamos, Chagas Batista e Wando Torquato estão hoje abraçados e trocando elogios no palanque do candidato a prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno (PT).

Fazendo de palhaço
Nos dois episódios, em Plácido de Castro e Tarauacá, fica a lição para a reflexão dos leitores: os nossos políticos continuam achando que o eleitor e palhaço e que podem brincar com ele.

Por favor!
E por favor, não venham com a desculpa esfarrapada que se trata de uma aliança política.

Padrinho de campanha
Leandro Couto (PRP) é um nome com boa penetração na base da polícia, aquela que vai para as ruas, e forte candidato a vereador pelo PRP. Tem o apoio do deputado Walter Prado (PEN).

Nova euforia
Uma nova euforia tomou conta da cúpula do PMDB com os dados recentes sobre a campanha do vereador Everaldo (PMDB) a prefeito de Brasiléia, retomando os números de meses atrás.

Que coisa feia!
O diretor do DEPASA, Gildo César, deveria ter parcimônia no cargo. Andou fazendo ofertas a candidatos a vereadores do PT, em Brasiléia, para lhe apoiar a deputado estadual em 2014. Se quiser ser candidato à Aleac tem todo o direito, mas que antes deixe o seu posto. Não pode é usufruir de uma situação funcional privilegiada para cabalar votos numa concorrência desleal.

Por Luis Carlos Moreira Jorge

Blog do Crica

Um tiro no pé na fronteira

Publicado

em

NUNCA conversei com o prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, mas acompanho a sua gestão por amigos do município. E, pelo que fui informado, a aceitação do pedido da cassação do seu mandato é mais por ele fazer uma gestão fechada aos vereadores, do que por qualquer outro motivo.

Ninguém governa só. Comete um erro. Mas os argumentos apresentados para cassar o seu mandato são frágeis juridicamente. Um deles, que cometeu pedaladas fiscais. 

Caso os vereadores votem pela cassação do seu mandato, vão dar um tiro no pé, porque a decisão vai cair no primeiro pedido de Liminar que o prefeito fizer, para o retornar ao cargo. Podem anotar para conferir.  

Ele pode acabar saindo dessa história como uma vítima vencedora. Este processo é como fazer carnaval com bumbo furado.

O BOCALOM APRENDEU RÁPIDO

O prefeito Tião Bocalom assumiu prometendo que não teria base de apoio, não faria alianças com os vereadores, e nem aceitaria indicações políticas para a sua equipe. Viu que a vaca ia para o brejo; e hoje, não só tem base parlamentar sólida, como os vereadores estão com cargos na PMRB. É assim que o boi dança na política. Um exemplo para o prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, se mirar.

MESMO QUE NÃO QUEIRA

O presidente do PSDB, Manoel Pedro, Correinha, ligou ontem para dizer que, se a deputada federal Socorro Neri (PP) for disputar a PMRB no próximo ano, irá para sua campanha. “Vou nem se ela disser que não quer o meu apoio”, ironizou.

O QUE É A POLÍTICA!

JÁ se vê político fazendo projeção para um cenário do afastamento do Gladson e com a vice Mailza Gomes no governo. Paredes têm ouvido, pessoal!

AGUARDEM A PRÓXIMA PESQUISA

UMA família que recebe o Bolsa Família e tiver três filhos menores de 6 anos, deve receber mensalmente, em torno de 1.200 reais. O Lula vai lá para cima na próxima pesquisa, na camada pobre da população, podem aguardar, isso será certo.

FRAGILIDADE EXPOSTA

ESSA fase aguda da operação Ptolomeu, tornou ainda mais à mostra a fragilidade da comunicação do governo. A SECOM falhou no enfrentamento.

CUIDAR DA PRÓPRIA VIDA

CANDIDATO a prefeito que esperava ter o apoio do governador Gladson no próximo ano, para embalar seu nome, pode esquecer. O Gladson vai estar mais focado na solução dos seus problemas jurídicos.

MUITO IMPROVÁVEL

SERIA o ideal, mas é muito improvável que a oposição ao prefeito Tião Bocalom consiga se aglutinar numa candidatura única, para lhe enfrentar na eleição do próximo ano.

NADA AO CURTO PRAZO

NÃO esperem o desfecho final nos tribunais da operação Ptolomeu, para o curto prazo. Não foi nem apresentada a Denúncia pelo MPF e abertos os prazos processuais para a defesa dos arrolados.

NADA A COMEMORAR

O Acre terá 131,5 mil famílias recebendo o Bolsa Família. Só em Rio Braco são 44 mil famílias. Nada a comemorar, mas só a lamentar este quadro. É um cenário que mostra a falha dos governos que passaram e o atual, em criar políticas públicas para gerar emprego e renda no estado.

APOIO COLADO

O senador Márcio Bittar (União Brasil) trabalha para formar uma dobradinha em 2026, com ele disputando a reeleição e o Alan Rick (União Brasil) para governador. De inimigos na última eleição, ambos viraram aliados políticos.

NEM UMA CRÍTICA

O senador Sérgio Petecão (PSD) não surfou no oportunismo político na Ptolomeu, mesmo tendo sido um ferrenho adversário do Gladson na última eleição. É da tese que tem de esperar a justiça.

MESMA CONVERSA FURADA

TODO ano com a chegada do verão os prefeitos prometem deixar os ramais com tráfego permanente. Gastam tubos de dinheiro nas obras. Nas primeiras chuvas do inverno, derrete tudo. E essa conversa furada se repete todos os anos, e os moradores da zona rural continuam abandonados.

MOEDA DE TROCA

NO ano eleitoral, então é que, os ramais viram moeda de troca para os prefeitos e candidatos. Os prefeitos trocando votos por colocar máquinas no trecho e os candidatos prometendo até asfaltar os ramais. E assim caminha a eterna enganação.

ZUMBIS POLÍTICOS

A FAKE NEWS bolsonarista na campanha de que com o Lula na presidência, se instalaria o comunismo no país, enraizou, principalmente, no meio evangélico. Mas se você perguntar aos Pastores que pregavam isso, se sabem algo da Revolução Russa, os conceitos marxistas, afinal, o que é o comunismo na essência, raro é o que saberá responder. As fakes os transformaram em zumbis políticos a repetir o mantra na eleição.

FRASE MARCANTE

“Um homem inventa uma mentira e dezenas de outros propagam como verdade”. Ditado chinês.

Continuar lendo

Blog do Crica

Vergonha que se arrasta por governos

Publicado

em

NÃO se tem uma cifra exata do quanto foi gasto na BR-364, mas no trecho entre Rio Branco-Cruzeiro do Sul, os recursos investidos foram milionários. O trabalho de vergonha que era para ser feito, o asfaltamento de todo o trecho, não aconteceu. 

Quando se vê notícias como a desta semana, de carros atolados em seu trecho é de se lamentar. Nos governos do PT foram feitas as pontes, se deu tráfego no inverno, mas foi um serviço paliativo. O Lula jogou muito dinheiro. Mas, não resolveu. No governo atual, sob égide do governo do Bolsonaro, não se fez nada, mesmo tendo sido o mais votado no estado. 

Os 600 milhões anunciados vão dar apenas para recuperar os trechos críticos no verão. Mas, enquanto não se asfaltar toda a extensão da rodovia para o Juruá, vai continuar este eterno enxugar vergonhoso de gelo. 

COMPARAÇÃO TOSCA

NÃO há como comparar as operações G-7 e Ptolomeu. São em cenários diferentes, com fatos jurídicos diferentes. Comparar, seria algo tosco.

MAIOR COMPLICADOR

A operação PTOLOMEU entrou numa fase delicada para os principais acusados: a divulgação bisada na mídia nacional. Sempre tem influência jurídica.

POSIÇÃO ÉTICA

Jorge Viana (PT), que saiu da última eleição como a maior liderança da oposição, tem mantido uma postura ética, ao não fazer condenação antecipada do governador Gladson e dos demais investigados.

FICA POR CONTA DO MPF

A expectativa fica agora por conta de como o MPF vai tipificar a conduta supostamente ilícita de cada acusado, na peça da Denúncia, a ser apresentada em juízo. Até lá, só se terá pratos requentados.

NUNCA FICOU COMO AGORA

NOS governos do PT a estrada para Cruzeiro do Sul apresentou problemas, mas nunca ficou quase que intransitável, como se encontra na sua atualidade.

VIROU AS COSTAS

MESMO tendo sido o mais votado disparado no Juruá nas suas duas campanhas presidenciais, o presidente Bolsonaro virou as costas para a região.

BRIGA ESQUECIDA

PELO que indicam os fatos, os senadores Márcio Bittar (União Brasil) e Alan Rick (União Brasil), que brigaram feio na última campanha, fizeram as pazes. Bittar já andou por Epitaciolândia lançando Alan como seu candidato ao governo em 2026.

PULO NA POPULARIDADE

COMEÇA hoje o programa Bolsa Família, no novo formato, pagando 670 reais para cada beneficiado e 150 reais por cada menor até 6 anos. Uma família com três filhos vai ter renda de mais de mil reais. Isso, vai dar um pulo na popularidade do Lula.

NA BUSCA DE UM NOME FORTE

AS vagas para candidaturas a vereadores na eleição do próximo ano na capital, serão rateadas na Federação formada por PT-PCdoB-PV. Por isso, a busca do PT por nomes fortes, para eleger alguém.

FORA DO TABULEIRO

PT-PV-PCdoB não têm hoje nenhum vereador na composição da Câmara Municipal de Rio Branco.

VAMOS VER O RESULTADO

REUNIÃO, o secretário de Agricultura, Luiz Tchê tem feito muitas. O perigo é fazer tantas reuniões que, quando abrir o olho, já findou o mandato.

ACABOU A DÚVIDA

MAIS do que nunca agora, com a operação Ptolomeu, o governador Gladson Cameli deve ser candidato ao Senado. A dúvida é como será o desfecho das investigações que estão em curso.

EM CAUSA PRÓPRIA

OS vereadores de Rio Branco vão mesmo aumentar o número de vagas a serem disputas na eleição do próximo ano. Legislam em causa própria. Com o atual número, na atual legislação, precisariam de muito mais votos que tiveram quando se elegeram.

TALHADO PARA O CARGO

O Juiz Flávio Dino foi talhado para o cargo de Ministro da Justiça. Pela qualificação, e por enfrentar de forma dura questões sérias, como a que acontece agora no Rio Grande do Norte.

PASSA PELA CABEÇA

CLARO que, a vice-governadora Mailza Gomes não vai falar isso de público, principalmente, nesse momento fragilizado do governo, mas está sim no seu foco tentar viabilizar o seu nome para disputar o governo, na eleição de 2026. Tem muito tempo.

POSTO ESTRATÉGICO

A deputada federal Socorro Neri (PP) tem uma meta política próxima, a de ser presidente do diretório municipal do PP. É um posto estratégico, o diretório é que escolherá o candidato à PMRB.

NOME PARA 2026

PELOS que transitam no seu entorno têm propagado nas conversas políticas, a prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, deverá ser candidata a deputada federal na eleição de 2026.

MUITO PELO SEU SUCESSOR

MAS, esse seu projeto passa muito por fazer seu sucessor no próximo ao ano. Se a oposição ganhar a prefeitura, pode ser uma pedra no seu sapato.

NA BASE DA ESPECULAÇÃO

O DEBATE para valer sobre quem será ou não candidato a prefeito de Rio Branco, só vai aflorar no próximo ano. Nenhum dos possíveis postulantes vai antecipar a discussão, o que seria burrice. Tudo o que se comentar agora ficará no campo da especulação. Estamos longe do jogo.

NÃO TEM VOLTA

A deputada Michelle Melo (PDT) não deu sorte ao ser guindada à líder do Gladson na ALEAC. Perdeu a independência. E, veio a fase mais aguda da operação Ptolomeu, não restando outro caminho ao não ser o de defender com as unhas e dentes o governo. São os chamados ossos do ofício.

APARECER NAS PESQUISAS

CASO o deputado Emerson Jarude (MDB) sonhe em disputar a prefeitura da capital, terá de primeiro aparecer bem nas pesquisas, para tentar convencer a direção a liberar a sua candidatura.

PRESOS PELOS CARGOS

A operação Ptolomeu não causará nenhum abalo na base política do governador Gladson, que continuará com maioria na ALEAC e na totalidade da bancada federal. O que segura o apoio é que estão todos presos por cargos no governo.

NÃO FALA NO ASSUNTO

O senador Sérgio Petecão (PSD) não fala sobre a sucessão municipal neste momento, muito menos em candidatura à PMRB. Quer primeiro ver como é que estará o cenário para a prefeitura da capital.

FRASE MARCANTE

“A preguiça anda tão devagar que a miséria facilmente a alcança”. Ditado norte-americano.  

Continuar lendo

Blog do Crica

O bode na sala do palácio Rio Branco 

Publicado

em

O governador Gladson Cameli enfrentou uma pandemia no seu primeiro mandato de forma corajosa, trombando com os negacionistas e ficando a favor da ciência, no caso das vacinas contra a Covid. Isso praticamente limitou a sua gestão no que concerne à realização de obras públicas. O primeiro mandato, por causa da Covid, não decolou, como estava nos seus planos. Veio para o segundo mandato com uma votação estrondosa, e quando estava começando a se organizar e projetar a sua administração, veio a fase mais aguda da Operação Ptolomeu, com acusações gravíssimas ao seu governo e ao próprio, de supostos atos ilícitos.

Queira ou não, ele não vai ter a paz necessária que esperava para decolar a execução dos seus projetos, enquanto isso não se resolver. Não tem outro caminho para o governador Gladson a não ser esperar o próximo desfecho da Ptolomeu. Porque queira ou não, é um bode na sala do Palácio Rio Branco. Bode que pode ser removido ou não, quando a justiça se manifestar sobre se aceita ou não o vendaval de acusações contidas nos autos. 

NÃO É PARA BRINCAR

NO relatório do STJ é apontado que aconteceu a prática de propina de 12% em obras do governo. E que depósitos em espécie para o Gladson aumentaram 49% no mandato. Estão apenas no campo da acusação, não houve ainda o referendo judicial, mas são denúncias muito graves, e que por isso não devem ser levadas na brincadeira.

DEIXANDO CLARO

NA entrevista a ir ao ar na próxima segunda-feira, no programa Tribuna Livre, da TV-CULTURA, a deputada federal Socorro Neri (PP), foi taxativa ao dizer que, jamais apoiaria a reeleição do Bocalom.

MOTIVOS FORTES

ALEGA que não vai apoiar quem coloca em dúvida a honestidade da sua gestão e que se refere como herança maldita, o estado como recebeu da PMRB.

FOCO NO MANDATO

NÃO disse que sim e nem que não, quando foi perguntada se será candidata a prefeita no próximo ano, ressalvando que estará sempre à disposição do PP. E, que o seu foco é o mandato.

ENFIM, APARECEU!

O deputado Clodoaldo Rodrigues (Republicanos), que estava sumido da ALEAC, enfim, apareceu. E, como uma proposta que merece apoio: que o Hospital do Juruá passe a se chamar de “Irmã Nair”, uma religiosa que dedicou grande parte da sua vida à gerência daquela unidade de saúde.

FOCO PRINCIPAL

O deputado Nicolau Junior (PP), é o que revelam os que circulam no seu entorno, tem como foco principal do futuro disputar o governo em 2026.

PASSA PELO JV

CARGOS como INCRA e DNIT, estão fora da agenda da direção regional do PT. O principal negociador em nome do partido é o ex-senador Jorge Viana.

PASSA PELO PETECÃO

AS discussões sobre a ocupação de cargos federais no Acre terão também na mesa da discussão o senador Sérgio Petecão (PSD), único aliado do Lula no Acre a ter mandato. E, claro, voto no Senado.

NOME NA MESA

O militante André Kamai, um dos quadros mais qualificados do PT, comunicou à direção regional que vai disputar uma vaga na Câmara Municipal de Rio Branco. O PT não tem um vereador na capital.

PEDIDO DE JUNTADA

O BLOG tem informação segura de que o PT vai pedir a juntada à sua ação que pede a cassação da chapa Gladson-Mailza, do relatório do STJ, para reforçar a sua tese do abuso do poder econômico.

SEMPRE ANTENADO

O sempre antenado consultor político professor Coelho, enviou a postagem, que interessa aos partidos e candidatos: “Na eleição de 2024, com as mudanças na legislação, teremos a diminuição da quantidade de candidatos. Não será mais 200% das vagas. Agora será 100% mais 1. E com a formação das Federações, que funcionarão como um partido, e indicarão a mesma quantidade de candidatos”.

CHEIO DE VALENTES

LEIO que carretas estão atolando na BR-364, no trecho Rio Branco-Cruzeiro do Sul. Começam aparecer políticos valentes protestando contra o abandono. Mas não deram um pio no governo Bolsonaro, que não destinou verbas para a obra.

ESPERAR A DENÚNCIA

CASO não aconteça mais uma fase da Operação Ptolomeu ao longo da semana que vai se iniciar, a próxima etapa será a apresentação da peça da Denúncia pelo MPF- Ministério Público Federal.

SÓ NÃO APARECEM AS OBRAS

RARA é a semana que o senador Márcio Bittar (MDB) não anuncia a liberação de 30, 40, 50 milhões de reais, para o governo. Não coloco em dúvida suas declarações, só que não se vê obras correspondentes. Devem estar numa caverna.

TOLO PARA TUDO

COMO é que, após o tombo da pirâmide Telexfree em uma legião de acreanos, ainda teve gente que investiu dinheiro nessa Xland. Não tem de ficar reclamando. No mundo, tem tolo para tudo.

ESTÁ CUSTANDO CARO

NÃO TEM escapatória, porque produziram contra eles, na depredação das sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário. Ontem, mais uma leva dos bandidos que participaram dos atos foram presos. 

ESTÁ NO JOGO

NA PROGRAMAÇÃO de futuras mudanças na composição do STJ, ninguém vá se admirar se o Procurador Samy Barbosa aparecer escolhido.

ARCA DE NOÉ

A construção do Hospital Universitário da UFAC, é uma promessa dos políticos tão antiga como Noé e sua Arca. Os mandatos passam, os anos avançam, e de concreto não se tem uma medida concreta.

ENCARA COMO QUISER

CADA um encara como entender. O governador Gladson parece não se mostrar preocupado com as sérias acusações da Ptolomeu, se diverte dançando forró numa solenidade promovida pelo secretário de Agricultura, deputado Luiz Tchê (PDT).

FRASE MARCANTE

“Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos”. Nelson Rodrigues, dramaturgo, jornalista, escritor e gênio.

Continuar lendo

Blog do Crica

Esquerda quer MDB e PSD numa aliança para a disputa da prefeitura no próximo ano

Publicado

em

O DEPUTADO Edvaldo Magalhães (PCdoB), defendeu ontem em conversa com o BLOG, a formação de uma grande frente política aglutinando os partidos de esquerda, com as siglas mais de centro como PSD e MDB, para lançar um candidato a prefeito de Rio Branco, no próximo ano. Prevê que se a composição não acontecer a tendência é a oposição sofrer uma nova derrota nas urnas. Magalhães diz que não é prioridade discutir quem seria o candidato a prefeito do bloco, mas sim conseguir antes a unidade dos partidos da oposição. As conversas ainda devem acontecer, por enquanto estão no campo da projeção.

FATA MORGANA

DEFINITIVAMENTE, acabou a paz no governo. A operação Fata Morgana, para apurar suposta prática de corrupção no DERACRE, mostra tempos difíceis. A PF na porta do DERACRE e outros órgãos do governo virou paisagem da cidade

FATOS NOVOS

A presença em menos de duas semanas no DERACRE e SEINFRA indica que a Fata Morgana foi motivada por fatos novos, ou a PF não retornaria.

FATO PREOCUPANTE

A negativa do STJ em atender os pedidos de prisão e afastamento do governador, familiares e secretários, remonta ao início da Operação Ptolomeu, não ocorreu agora nessa terceira fase. Não tinha motivo para prender ou afastar, por não ter havido obstrução à justiça na coleta de provas. Mas o inquérito segue o seu curso normal.

FATOS DIFERENTES

TORÇO pela comprovação da inocência do governador Gladson, mas para lhe ser agradável, não vou escrever que nada existe contra ele, por ser um dos alvos principais da operação Ptolomeu. Não pode se remar contra a realidade dos fatos.

ISSO PODE SE AFIRMAR

O único ponto que pode se citar sobre o caso é que o Gladson continua sendo apenas investigado e não pode ser tratado como um réu. E que o caso se veste de muito gravidade, apenas isso.

PONTO PREOCUPANTE

O ponto preocupante para a defesa são os termos   usados pela ministra Nancy do STJ, de supostos crimes cometidos pelos acusados. Foi que como um voto antecipado, quando ela for se pronunciar sobre o mérito. É para se preocupar, sim senhor.

BOLA DE NEVE

AS operações da PF em órgãos do estado viraram uma bola de neve, e por seu grande número, os seus carros estacionados em órgãos públicos já não chamam tanta atenção, pela regularidade como ocorrem. Se vai dar em condenação, é outro caso.

EXPLICAÇÃO TARDIA

O gabinete da vice-governadora Mailza Gomes explicou que o valor que dava a contratação de um carro por 17 mil mensais, se refere na verdade a dois carros, o que daria pouco mais de 8 mil por veículo. Deveriam ter cuidado antes de fazer publicação errada de licitação, para a justificação não vir tardia, depois da notícia correr na mídia. 

SE APROPIANDO DE LUTAS

A líder do governo na ALEAC, deputada Michelle Melo (PDT), referiu-se à aprovação dos 14% de reajuste para a Educação, como uma conquista do governo e dos deputados. Do governo, sim; dos atuais deputados, não! O SINTEAC brigou muito por isso numa dura luta, e o Gladson foi sensível ao dar o reajuste. Os deputados da base governista votaram a favor porque têm cargos no governo. Ponto final.

NÃO SE ENCONTROU

POR várias vezes registrei no BLOG o belo trabalho da Michelle Melo (PDT), como vereadora. Mas como deputada líder do governo, não conseguiu ainda se encontrar, porque parece não ser sua praia a obrigação de só elogiar. Está muito longe de ficar perto da atuação do deputado Pedro Longo (PDT), a quem sucedeu na liderança do governo. Não vou massagear seu ego falando ao contrário.

NÃO SEI EXPLICAR

BOTE um bom tempo que não converso com o ex-secretário Rômulo Grandidier da pasta da Fazenda. Por isso, não posso responder pergunta enviada por um leitor do BLOG, por qual razão foi afastado, já que isso não foi pedido pelo STJ. Uma maldade.

ACABOU A FANFARRONICE

O novo presidente do Superior Tribunal Militar, Joseli Parente, deu um chute na tese bolsonarista de que as Forças Armadas são poder moderador: “Não são!” disparou. E ainda fulminou: “Militar que quer ser político tem de ir para reserva”.

ACABOU A MANIPULAÇÃO

COM a era Lula acabou a manipulação das Forças Armadas como trampolim político, como aconteceu durante o governo do Bolsonaro, que apostou tudo num golpe militar e não ocorreu.

COMO QUEM NÃO QUER NADA 

 O secretário de Educação, Aberson Carvalho, chegou no cargo devagarinho, sem alarde, e hoje é um dos melhores auxiliares do governo Gladson. Sem falar que teve papel importante na campanha.

REFORÇO NA SAÚDE

220 aprovados no concurso público da Saúde foram contratados pelo governo. Boa medida.

LONGE PARA PROJEÇÕES

PODE-SE no máximo se especular, mas está longe, muito longe para ser fazer uma previsão sobre a disputa do governo em 2026. Não se sabe como estará o cenário e as alianças a serem montadas.

FRASE MARCANTE

“A política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa pode ser morta uma vez, mas na política diversas vezes”. Winston Churchill.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas