Perpétua Almeida discute diplomacia com asiáticos
Durante discurso de abertura do I Curso para Diplomatas Asiáticos, nesta segunda-feira, dia 06 de no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, a presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC), lembrou os 110 anos da revolução acreana, que culminou com a integração do Acre ao território brasileiro, ao defender os pilares da diplomacia no Brasil. “Sou de uma terra que fez a opção revolucionária em ser brasileira. Hoje, 6 de agosto, é dia de honrar a memória daqueles que promoveram a paz entre brasileiros e bolivianos e lutaram pela soberania dos acreanos”, destacou.
Segundo a parlamentar acreana, a assinatura do Tratado de Petrópolis, em 1903, capitaneado pelo Barão do Rio Branco é um dos maiores exemplos da diplomacia nas chancelarias sul-americanas. “E, neste ano em que celebramos o centenário do Barão do Rio Branco sugiro que nossos visitantes aprofundem o estudo sobre este nobre brasileiro que garantiu a soberania nacional, mas sempre respeitando com altivez os nossos momentâneos adversários”.
No mesmo sentido, o Embaixador José Vicente de Sá Pimentel, presidente da Fundação Alexandre de Gusmão, falou da importância das negociações diplomáticas com a Bolívia para integrar o Acre ao território nacional. “Devemos lembrar a luta do Barão do Rio Branco na construção da diplomacia brasileira”, defendeu.
José Pimentel destacou, ainda, que asiáticos e brasileiros devem trocar experiências na construção da diplomacia internacional. O principal objetivo do curso promovido pela Fundação Alexandre de Gusmão é o fortalecimento das relações bilaterais e de cooperação com os países da Associação de Nações do Sudeste Asiático. “O Brasil quer ser mais forte e menos injusto e parte dessa luta passa pela construção de uma diplomacia”.
O Corregedor do Tribunal de Contas da União, Ministro Augusto Nardes, destacou as ações do TCU e do Congresso em prol de garantir a soberania e diplomacia nacional. “A principal função do TCU é controlar, fiscalizar e acompanhar os recursos financeiros do Brasil. Ações que ajudam a consolidar a democracia”.
O I Curso para Diplomatas Asiáticos vai até o dia 17 de agosto e conta com a participação de diplomatas brasileiros e do Cambodia, Brunei, Cingapura, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Tailândia e Vietnã.
Parlamento Brasileiro
Perpétua Almeida lembrou que o funcionamento do Congresso está diretamente ligado a construção das relações internacionais. O parlamento discute e vota às matérias relevantes a agenda internacional. “Somente após o entendimento do Senado e da Câmara, registrados sob a forma de um decreto legislativo, o Poder Executivo estará autorizado a comprometer o Estado brasileiro na órbita internacional”.
As ações da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara e do Senado também foram lembradas pela parlamentar. “Trabalhamos para alinhar entendimentos com as delegações estrangeiras no sentido de contribuir para a cooperação bilateral. Fortalecendo as relações comerciais e diplomáticas. Além disso, atuamos diretamente na construção da diplomacia parlamentar”.

O governo do Estado, por meio da Agência de Negócios do Acre (Anac), avalia alternativas para viabilizar a retomada das atividades da Indústria de Produtos de Látex da Amazônia, em Xapuri. O estudo de parceria para reativar o empreendimento foi tema principal de uma reunião do governador Gladson Cameli e da vice-governadora Mailza com investidores do grupo fluminense Siqueira Dibo, nesta quinta, feira, 30.
Com capacidade para produzir cerca de cem milhões de unidades ao ano, a empresa reúne condições de ser adaptada para a produção de outros insumos derivados do látex, como luvas cirúrgicas e ligas para injeção.
O governador Gladson Cameli destacou a importância de apoiar iniciativas capazes de aumentar a oferta de postos de trabalho e gerar renda: “Diminuir o déficit de empregos ainda é um dos nossos gargalos, e o fato de as pessoas virem aqui para investir só reflete a confiabilidade no Estado. Por isso, vamos fazer tudo o que for possível”.
O empreendimento, inaugurado em 2004, enfrentou dificuldades, e durante a pandemia acabou paralisando suas atividades. Atualmente, a indústria é coligada à Agência de Negócios do Acre (Anac).
“O próximo passo é nosso corpo jurídico entrar em contato com a Anac e iniciar as tratativas para as garantias no investimento”, disse Miguel Vieira Dibo, um dos representantes do grupo carioca.
O encontro foi fundamental para articular parcerias que possam viabilizar a reabertura da fábrica. “A expectativa é a melhor possível e Xapuri ficará feliz”, disse Emerson Feitosa, da diretoria da indústria.

O mototaxista José Cleidemar Martins Campos, 39 anos, foi ferido a tiros na frente de um comércio situado na rua Juricaba, no bairro João Paulo II, na região do segundo distrito de Rio Branco.
Segundo informações da polícia, José Cleidemar estava estava fazendo compras no comércio e ao sair e subir na moto foi abordado por três homens não identificados que em posse de armas de fogo efetuaram vários tiros na direção do mototaxista, que ainda chegou a dizer ao criminosos que estavam o confundindo com outra pessoa. José foi atingido com dois projeteis no peito, dois no abdômen, um na perna e outro no braço. Após a ação os autores do crime fugiram do local correndo.
Populares acionaram a ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) os paramédicos prestaram os primeiros socorros e encaminharam o mototaxista ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado de saúde grave.
A área foi isolada pela Polícia Militar para os trabalhos do perito em criminalística, em seguida os policiais colheram as características dos criminosos, fizeram patrulhamento na região em busca de prendê-los, mas ninguém foi encontrado.
A polícia não soube informar a motivação do crime.
O caso será investigado pelos Agentes de Polícia Civil da Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Divisão Especializada em Investigação Criminal (DEIC).

O corpo do taxista aposentado Osvaldo Ribeiro Maia, de 74 anos, foi encontrado por moradores e familiares na manhã desta quinta-feira (30), no município de Brasileia, interior do Acre. O idoso, conhecido como “Buião”, morava sozinho na casa localizada na Rua Marechal Rondon, às margens do Rio Acre, e teria recusado sair quando as águas começaram a subir.
As informações são do portal O Alto Acre. Muitos achavam que o mesmo teria saído de casa com o aumento das águas. Somente na manhã desta quinta resolveram abrir a casa após o nível baixar e encontraram o corpo no chão da cozinha coberto de lama.
Ainda não sabe há quantos dias o corpo estava na casa. O corpo foi retirado da casa pela equipe técnica da Polícia Civil com o apoio da Polícia Militar, que isolou o local até a chegada para realizar os procedimentos.
No momento, duas hipóteses estão sendo levantadas, sendo um mal súbito durante a cheia ou, pelo fato de o ancião ter ingerido bebida e dormido e em seguida ter se afogado.
Somente após análises forenses que será realizado na Capital, Rio Branco, na sede do Instituto Médico Legal – IML, poderão, talvez, informar a real causa da morte.
Fonte: O Alto Acre

Durante nova visita técnica realizada na Ponte Juscelino Kubitschek nesta quinta-feira, 30, foi verificado que após trabalho de 60 homens, quatro máquinas e três barcos no processo de limpeza e remoção, mais de 200 toneladas de balseiros dos pilares da ponte também conhecida como Ponte Metálica, em Rio Branco.
A ponte deve permanecer totalmente interditada por medida de segurança e devido à elevação do Rio Acre na capital do estado. Dessa forma, o tráfego permanece pela Ponte Coronel Sebastião Dantas em mão dupla, assim como na Epaminondas Jácome.
O diretor de Operações do Deracre, Ronan Fonseca, explicou que o local precisa passar por restauração, mas só vai ser possível fazer análise mais detalhada quando o nível do rio baixar.
“Necessariamente, precisaremos restaurar esses pontos onde tem a junta de dilatação, que sofreu um impacto maior. Terá uma certa dificuldade, inicialmente, porque o rio continua em uma cota alta. Somente depois que ele baixar um pouco teremos a capacidade de olhar a parte inferior para tomar a decisão. Gostaríamos mesmo era de providenciar uma mini reforma, restauração desses pontos que foram abalados. Tivemos a ideia de instalar uns pontos de apoio, para ver se tem algum tipo de deslocamento lateral. Vamos fazer isso”, explicou.
Os órgãos averiguaram que ainda não há prazo para liberação e ficou definido que o grupo se reunirá todos os dias para verificar a estabilidade da estrutura.
-
Notícias
Na China, diretoria da Frisacre diz que Acre deve entrar no mapa da Exportação com ajuda de Jorge Viana
-
atingidos pela enchente na capital
Bocalom anuncia PL que deve destinar R$ 10 milhões para famílias e comerciantes
-
DENÚNCIA
Postos de combustíveis e mercados estão cobrando preços abusivos, denuncia vereador
-
POUCA GRANA
Cheia no Acre : Governo Lula só repassa R$ 1,4 milhão para custear necessidades básicas
-
COMOÇÃO NACIONAL
Cantor João Gomes faz apelo por ajuda ao Acre devido às enchentes
-
Na rede
No Acre, criança de 4 anos morre afogada durante batismo de igreja
-
INFORME IMPORTANTE
Alimentações prontas não serão mais aceitas nos abrigos das vítimas de alagação no Acre
-
Cotidiano
Inscrição no Jovem Aprendiz dos Correios iniciam nesta segunda-feira