Menu

Perpétua Almeida discute diplomacia com asiáticos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Durante discurso de abertura do I Curso para Diplomatas Asiáticos, nesta segunda-feira, dia 06 de no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, a presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC), lembrou os 110 anos da revolução acreana, que culminou com a integração do Acre ao território brasileiro, ao defender os pilares da diplomacia no Brasil. “Sou de uma terra que fez a opção revolucionária em ser brasileira. Hoje, 6 de agosto, é dia de honrar a memória daqueles que promoveram a paz entre brasileiros e bolivianos e lutaram pela soberania dos acreanos”, destacou.


Segundo a parlamentar acreana, a assinatura do Tratado de Petrópolis, em 1903, capitaneado pelo Barão do Rio Branco é um dos maiores exemplos da diplomacia nas chancelarias sul-americanas. “E, neste ano em que celebramos o centenário do Barão do Rio Branco sugiro que nossos visitantes aprofundem o estudo sobre este nobre brasileiro que garantiu a soberania nacional, mas sempre respeitando com altivez os nossos momentâneos adversários”.

Publicidade

No mesmo sentido, o Embaixador José Vicente de Sá Pimentel, presidente da Fundação Alexandre de Gusmão, falou da importância das negociações diplomáticas com a Bolívia para integrar o Acre ao território nacional. “Devemos lembrar a luta do Barão do Rio Branco na construção da diplomacia brasileira”, defendeu.


José Pimentel destacou, ainda, que asiáticos e brasileiros devem trocar experiências na construção da diplomacia internacional. O principal objetivo do curso promovido pela Fundação Alexandre de Gusmão é o fortalecimento das relações bilaterais e de cooperação com os países da Associação de Nações do Sudeste Asiático. “O Brasil quer ser mais forte e menos injusto e parte dessa luta passa pela construção de uma diplomacia”.


O Corregedor do Tribunal de Contas da União, Ministro Augusto Nardes, destacou as ações do TCU e do Congresso em prol de garantir a soberania e diplomacia nacional. “A principal função do TCU é controlar, fiscalizar e acompanhar os recursos financeiros do Brasil. Ações que ajudam a consolidar a democracia”.


O I Curso para Diplomatas Asiáticos vai até o dia 17 de agosto e conta com a participação de diplomatas brasileiros e do Cambodia, Brunei, Cingapura, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Tailândia e Vietnã.


Parlamento Brasileiro


Perpétua Almeida lembrou que o funcionamento do Congresso está diretamente ligado a construção das relações internacionais.  O parlamento discute e vota às matérias relevantes a agenda internacional. “Somente após o entendimento do Senado e da Câmara, registrados sob a forma de um decreto legislativo, o Poder Executivo estará autorizado a comprometer o Estado brasileiro na órbita internacional”.


As ações da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara e do Senado também foram lembradas pela parlamentar. “Trabalhamos para alinhar entendimentos com as delegações estrangeiras no sentido de contribuir para a cooperação bilateral. Fortalecendo as relações comerciais e diplomáticas. Além disso, atuamos diretamente na construção da diplomacia parlamentar”.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido