Conecte-se agora

Perpétua Almeida discute diplomacia com asiáticos

Publicado

em

Durante discurso de abertura do I Curso para Diplomatas Asiáticos, nesta segunda-feira, dia 06 de no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, a presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC), lembrou os 110 anos da revolução acreana, que culminou com a integração do Acre ao território brasileiro, ao defender os pilares da diplomacia no Brasil. “Sou de uma terra que fez a opção revolucionária em ser brasileira. Hoje, 6 de agosto, é dia de honrar a memória daqueles que promoveram a paz entre brasileiros e bolivianos e lutaram pela soberania dos acreanos”, destacou.

Segundo a parlamentar acreana, a assinatura do Tratado de Petrópolis, em 1903, capitaneado pelo Barão do Rio Branco é um dos maiores exemplos da diplomacia nas chancelarias sul-americanas. “E, neste ano em que celebramos o centenário do Barão do Rio Branco sugiro que nossos visitantes aprofundem o estudo sobre este nobre brasileiro que garantiu a soberania nacional, mas sempre respeitando com altivez os nossos momentâneos adversários”.

No mesmo sentido, o Embaixador José Vicente de Sá Pimentel, presidente da Fundação Alexandre de Gusmão, falou da importância das negociações diplomáticas com a Bolívia para integrar o Acre ao território nacional. “Devemos lembrar a luta do Barão do Rio Branco na construção da diplomacia brasileira”, defendeu.

José Pimentel destacou, ainda, que asiáticos e brasileiros devem trocar experiências na construção da diplomacia internacional. O principal objetivo do curso promovido pela Fundação Alexandre de Gusmão é o fortalecimento das relações bilaterais e de cooperação com os países da Associação de Nações do Sudeste Asiático. “O Brasil quer ser mais forte e menos injusto e parte dessa luta passa pela construção de uma diplomacia”.

O Corregedor do Tribunal de Contas da União, Ministro Augusto Nardes, destacou as ações do TCU e do Congresso em prol de garantir a soberania e diplomacia nacional. “A principal função do TCU é controlar, fiscalizar e acompanhar os recursos financeiros do Brasil. Ações que ajudam a consolidar a democracia”.

O I Curso para Diplomatas Asiáticos vai até o dia 17 de agosto e conta com a participação de diplomatas brasileiros e do Cambodia, Brunei, Cingapura, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Tailândia e Vietnã.

Parlamento Brasileiro

Perpétua Almeida lembrou que o funcionamento do Congresso está diretamente ligado a construção das relações internacionais.  O parlamento discute e vota às matérias relevantes a agenda internacional. “Somente após o entendimento do Senado e da Câmara, registrados sob a forma de um decreto legislativo, o Poder Executivo estará autorizado a comprometer o Estado brasileiro na órbita internacional”.

As ações da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara e do Senado também foram lembradas pela parlamentar. “Trabalhamos para alinhar entendimentos com as delegações estrangeiras no sentido de contribuir para a cooperação bilateral. Fortalecendo as relações comerciais e diplomáticas. Além disso, atuamos diretamente na construção da diplomacia parlamentar”.

 

Acre

“Mãe de joelho, filho de pé”, diz mãe de Gladson em retorno ao Acre

Publicado

em

A mãe do governador Gladson Cameli (Progressistas) gravou um vídeo para tranquilizar o filho na semana decisiva a cinco dias da votação nas eleições de 2022. Dona Linda Cameli retornou a Rio Branco, capital do Acre, para acompanhar de perto os dias que antecedem o domingo eleitoral, no dia 2.

“Filho, conte sempre comigo. Mãe de joelho, filho de pé. É 11!”, disse a mãe do governador, que estava há alguns dias fora do estado.

Cameli já confirmou sua participação no debate entre os sete candidatos ao governo do estado, cujo está pela reeleição, e que ocorre na noite de hoje na Rede Amazônica do Acre.

play-rounded-fill
Continuar lendo

Acre

Gladson confirma ida ao debate da TV Acre: “Vou discutir propostas”

Publicado

em

A Rede Amazônica (afiliada Rede Globo) promove o debate entre os candidatos ao governo do Acre, nesta terça-feira, 27, às 21h30. A presença de Gladson Cameli (Progressistas) está confirmada. A participação do gestor, que busca a reeleição, estará focada na apresentação de propostas para desenvolver o estado e melhorar a vida das pessoas.

No debate, Gladson terá a oportunidade de mostrar as ações realizadas no primeiro mandato e explanar os principiais pontos do novo Plano de Governo nas áreas da saúde, educação, segurança pública, infraestrutura e geração de empregos.

Cameli espera que o debate seja pautado pelo respeito entre os candidatos e, principalmente, a exposição de propostas aos eleitores. Porém, se o objetivo não for alcançado, Gladson não cairá na provocação de seus adversários.

“A cada ataque deles, apresentarei nossos projetos que vão melhorar a vida do nosso povo. Vou ao debate para discutir propostas. O Acre tem pressa para crescer e, como governador, quero criar as condições necessárias para que o nosso estado seja uma terra de oportunidades para todos”, pontuou o candidato.

Continuar lendo

Acre

Apoiador de Adailton declara apoio a Vanda e causa atrito no PSB

Publicado

em

A aparição do presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sintesac) Jean Marcos, declarando apoio à candidatura de Vanda Milani ao Senado da República, causou um verdadeiro burburinho no setor da saúde. O que ocorre é que Jean é presidente em exercício do segundo maior sindicato, ocupando a vaga provisória do presidente Adailton Cruz, que é vereador, e se licenciou do cargo para disputar uma vaga na Aleac pelo PSB.

A atitude do sindicalista chamou atenção, já que Adailton, que tem em Marcos um dos principais apoiadores, é do mesmo partido e apoia a candidatura de Jenilson Leite ao Senado da República. O próprio Jenilson não negou a insatisfação de ver o atual gestor do sindicato hipotecando apoio à Millani.

“Lamentável o coordenador de campanha do nosso candidato Adailton Cruz e presidente de um sindicato que tanto ajudamos fazer isso com minha candidatura ao Senado. O servidor não merece esse tipo de jogo eleitoreiro”, afirmou Jenilson.

O ac24horas procurou Adailton Cruz. O vereador e candidato a deputado estadual afirmou que foi surpreendido com a informação. “Isso não tem a minha participação. Não sei os motivos que levaram o Jean a tomar essa decisão. Eu sou Jenilson e não há nenhum motivo para que a classe da saúde não esteja com o Jenilson para o Senado. Inclusive, ainda hoje vou gravar um comunicado falando do apoio à candidatura do Jenilson para que não paire nenhuma dúvida”.

Adailton, no entanto, negou que Jean Marcos seja seu coordenador de campanha. “Apesar de ser um apoiador nosso, o Jean não é o nosso coordenador. Essa informação não procede”, afirmou.

Continuar lendo

Acre

PF cumpre mandado de busca e apreensão sobre compra de votos

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 27, no município de Jordão/AC, a Operação Arbítrio. Um mandado de busca e apreensão foi realizado com a finalidade de se obter outras provas materiais acerca da possível compra de votos na região. O nome da operação faz referência à liberdade de escolha dos representantes por meio do direito ao voto.

De acordo com a elementos informativos colhidos, o investigado alvo da operação que não teve seue nome revelado se utilizava de um grupo de WhatsApp conhecido na cidade para aliciar os eleitores a “chegarem junto” a um determinado candidato.

Áudios e fotografias corroboram para a prática ilícita e foram fundamentais para embasar a medida cautelar concedida pela 5ª Zona Eleitoral.

A investigação segue em andamento com tipificação de Corrupção Eleitoral, além de outros crimes previstos.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.