Menu

Portadores de doenças infectocontagiosas denunciam falta de exames há mais de quatro meses

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com


Pacientes do Serviço de Assistência Especializada (SAE), que aguardam a realização de exames, denunciam que os procedimentos não são realizados há mais de quatro meses, por falta de renovação de um convênio com uma clínica particular de Rio Branco.

Publicidade

Os portadores de doenças infectocontagiosas temem que o quadro clínico em que se encontram se agrave em função da demora.  Os infectados de hepatites, HIV e tuberculose afirmam que há meses estariam sofrendo com o descaso do Governo do Acre.


Eles reclamam que não estão conseguindo marcar seus exames por falta de vagas no Hospital das Clínicas. De acordo com os pacientes, o convênio que o SAE mantinha com a Clínica do médico Arnaldo Barbosa, para realiza os exames de endoscopia e colonoscopia, teria vencido.


O contrato estaria vencido desde março deste ano, e não teria sido renovado pelo Governo do Acre, dizem os pacientes que estariam numa longa fila no HC. Com agendamentos até o mês de outubro, os portadores de doenças infectocontagiosas afirmam não conseguir vagas.


“Até os pacientes que já tinham o exame marcado não puderam realizar. Tiveram apenas seus nomes colocados em uma lista de espera sem data provável para o início de um novo agendamento”, declara R.B.S., um dos denunciantes.


Segundo os pacientes, a mesma dificuldade estaria acontecendo para fazer uma ultrassonografia. “Não estamos conseguindo vagas, os médicos que fazem ultrassonografia no Hospital das Clinicas, estão com agenda lotada até outubro”.


De acordo com os denunciantes, os médicos marcam o retorno das consultas para 30 dias, e eles não podem fazer o retorno porque não possuem o resultado dos exames solicitados nem dinheiro para fazer o procedimento particular.


“Isso é uma humilhação. o governador tem que tomar providências”, desabafa um paciente que não quis ser identificado por medo de represália.


Gerente do SAE confirma fila de espera e anuncia renovação de convênio


A gerente do Serviço de Assistência Especializada (SAE), Edna Maria Gonçalves confirmou que existe uma grande quantidade de exames agendados e anunciou que o convênio com a clínica do médico Arnaldo Barbosa está em fase final do processo licitatório.


Segundo a gestora, dentro de 30 dias, os pacientes poderão contar com a opção de realizar os exames fora do HC. Edna Maria disse ainda, que existe agendamento de exames na unidade pública de saúde até o mês de setembro, e não outubro, como dizem os denunciantes.

Publicidade

“O doutor Diógenes está realizando os exames no Hospital das Clínicas, no momento. A Secretaria de Saúde está renovando o convênio com a clínica particular, que está em fase de licitação. Todos os documentos já foram enviados. Breve o atendimento será normalizado”, enfatiza Edna Maria.


A gestora destaca que existe certa dificuldade por parte de alguns pacientes que não querem fazer o exame no HC. Ela afirma que alguns pacientes temem contaminação ao realizarem os procedimentos na unidade pública, “mas não existe perigo algum”.


“Eu mesmo, já fiz endoscopia no HC e garanto que a esterilização  é perfeita. Os pacientes querem fazer o exame particular, por julgar que a esterilização da clínica particular é melhor que a do serviço público, mas temos a mesma qualidade”, justifica Edna Maria.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido