Menu

Rocha diz que PT caminha na contramão do desenvolvimento

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado Major Rocha criticou a decisão do governador Sebastião Viana de não baixar o ICMS da energia. A declaração oficial foi dada pelo secretário de fazenda do governador Sebastião Viana, Mâncio Cordeiro. O secretário disse que a arrecadação do ICMS representa 10% de tudo o que o Estado arrecada, um montante de R$ 6 milhões.


Mâncio deixou escapar que depois da arrecadação com a venda de combustíveis, a energia é a segunda maior fonte de renda para os cofres públicos. O discurso é diferente do que foi dado durante audiência pública promovida pela Comissão de Legislação Participativa, na Assembleia Legislativa, encabeçada pelos deputados Major Rocha [PSDB] e Chagas Romão [PMDB]. Durante audiência, Mâncio declarou que a arrecadação representava 5% do ICMS.

Publicidade

Procurado pelo ac24horas, o deputado Major Rocha disse que o governo marcha na contramão do desenvolvimento. Para o tucano, sem uma energia mais barata não há como desenvolver uma política industrial forte capaz de gerar riquezas para o Acre. Ele também se lembrou da população mais pobre.


– Tudo nesse governo é uma fábrica de ilusões, depois de anos falando em economia da floresta, o PT agora fala em industrialização, mas se recusa a reduzir o ICMS. Prejudica por tabela o grande empresário que com o incentivo poderia gerar mais emprego e renda e, principalmente o mais pobre que lá na ponta, continua pagando uma das energias mais caras do Brasil.


Rocha lembrou ainda que parte de toda a arrecadação do governo é para o que chama de “aparelhamento dos cargos públicos”. Ele chamou a atenção para o PIB do Estado e a contradição com o quadro de secretarias, número de DAS, a famosa “panelinha”.


– Quase a totalidade dessa arrecadação vai para a manutenção do staff do governo, a famosa “panelinha”, os sobrinhos, o tio, a irmã que esteve empregada no governo. Por outro lado, temos segundo o próprio governo, 50% da população vivendo abaixo da linha de pobreza – concluiu Rocha.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido