Menu

Quase 98% dos processos de registros de candidaturas no Acre já foram julgados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O calendário eleitoral de 2012 prevê o dia 5 de agosto como último dia de prazo para que todos os pedidos originários de registro de candidatura, inclusive os impugnados, tenham sido julgados, e as respectivas decisões tenham sido publicadas.


No Acre, onde há 10 zonas eleitorais, aproximadamente 98% dos processos já foram julgados e a expectativa é que o restante seja concluído até o fim desta semana, segundo informou a coordenadora de Registros e Informações Processuais, Karina Dotto.

Publicidade

Karina detalhou que as zonas eleitorais contabilizaram este ano um total de 2.469 processos relacionados ao registro de candidatura e, destes, apenas 57 ainda aguardam julgamento.


“Com 18 dias de trabalho, 80% dos registros já estavam julgados e devidamente lançados nos sistemas. Hoje, com 26 dias, já são 97,7%. Tudo isso foi possível graças ao empenho dos servidores dos cartórios eleitorais e do apoio dado pelos servidores da Secretaria do TRE”, disse a coordenadora, com base nos dados de terça-feira à noite.


A 8ª Zona eleitoral, por exemplo, com sede em Senador Guiomard, compreende os municípios de Capixaba, Plácido de Castro, Acrelândia, além do município-sede. Lá foram requeridos 430 registros de candidaturas, 51 pedidos de impugnações e três indeferimentos de candidaturas. Apesar do número alto de pedidos de impugnações, a zona já concluiu todos os julgamentos.


Para o chefe de cartório da 8ª zona, João Sena, o plantão que vem sendo realizado aos sábados, domingos e feriados têm contribuído bastante para o andamento das atividades em tempo hábil.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido