Segundo o Conselho Regional de Medicina, o Acre tem 819 médicos ativos. Esse é o total para atender uma população de 733.559 habitantes, de acordo com o último levantamento o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No estado, a média é de 1.3 médico no Sistema Único de Saúde para cada grupo de mil habitantes, segundo o estudo “Demografia Médica no Brasil”, do Conselho Federal de Medicina (CFM).
A mesma pesquisa revela que na capital a situação não é diferente. A taxa média corresponde a 1,34 para cada grupo de mil pessoas. Já no Brasil há um médico para cada 511 habitantes.
O estudo também mostra a desigualdade que existe entre o setor público e o privado. No país, no Sistema Único de Saúde (SUS), o usuário tem quatro vezes menos médico no que no privado.
Esse é um problema que se repete no estado. Nos consultórios particulares há uma média de 13,26 profissionais/hab. Na capital, essa taxa é de 13,07, enquanto que no setor público, o índice é de 1,25 médico para cada grupo de mil pessoas.
Os dados contrapõem uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que aponta a médica 2,3 médicos, no Acre. Segundo Conselho Federal de Medica (CFM), diz que os dados, supostamente baseados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), não são compatíveis com a realidade.
Com informações do Conselho Federal de Medicina
O time de futebol sub-20 do Flamengo foi recebido com festa pela torcida no aeroporto…
Ninguém acertou as seis dezenas do sorteio 2.799 da Mega-Sena, realizado neste sábado, 23. As…
O Campeonato Brasileiro tem um novo líder. Em jogo com vaias ao time, o Botafogo…
O Palmeiras jogou mal, mas venceu o lanterna Atlético-GO por 1 a 0, no estádio…
Torcedores do Clube de Regatas do Flamengo se reuniram em frente à loja Havan, em…
“Sou torcedor do Flamengo desde o abrir dos olhos”, esbanjando simpatia afirmou Aldemir Barbosa da…