Menu

Estado do Acre tem uma média de 1,3 médico para cada mil habitantes, diz CRM

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Segundo o Conselho Regional de Medicina, o Acre tem 819 médicos ativos. Esse é o total para atender uma população de 733.559 habitantes, de acordo com o último levantamento o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No estado, a média é de 1.3 médico no Sistema Único de Saúde para cada grupo de mil habitantes, segundo o estudo “Demografia Médica no Brasil”, do Conselho Federal de Medicina (CFM).


A mesma pesquisa revela que na capital a situação não é diferente. A taxa média corresponde a 1,34 para cada grupo de mil pessoas. Já no Brasil há um médico para cada 511 habitantes.

Publicidade

O estudo também mostra a desigualdade que existe entre o setor público e o privado. No país, no Sistema Único de Saúde (SUS), o usuário tem quatro vezes menos médico no que no privado.


Esse é um problema que se repete no estado. Nos consultórios particulares há uma média de 13,26 profissionais/hab. Na capital, essa taxa é de 13,07, enquanto que no setor público, o índice é de 1,25 médico para cada grupo de mil pessoas.


Os dados contrapõem uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que aponta a médica 2,3 médicos, no Acre. Segundo Conselho Federal de Medica (CFM), diz que os dados, supostamente baseados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), não são compatíveis com a realidade.


Com informações do Conselho Federal de Medicina


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido