A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta quinta-feira (26) por revogar a proibição do auto-serviço na venda de medicamentos livre de prescrição médica. Com a medida, esses remédios podem ficar ao alcance do consumidor nas drogarias e farmácias de todo o país.
No Acre, mesmo antes de 2009 – ano no qual passou a vigorar a proibição – a prática de dispor medicamentos ao alcance do consumidor, ou seja, do lado de fora do balcão da drogaria, sempre foi muito tímida.
Com a proibição, a Anvisa esperava combater a automedicação, contudo, a medida teve efeito contrário ao esperando. Para o diretor-presidente agência, Dirceu Barbano, “o consumidor ficou alijado de qualquer possibilidade de escolha”, pois, os remédios passaram a ser indicados pelos balconistas de drogarias e farmácias.
A revisão foi motivada por estudo de um grupo de trabalho da Anvisa que demonstrou que a proibição imposta pela legislação não contribuiu para reduzir o número de intoxicações medicamentosas no país.
Edmilson Alves, de Rio Branco (AC)
edmilsonacre@yahoo.com.br
O avião que caiu em Gramado, neste domingo (22), não possuía caixa-preta. A informação foi…
O motorista da carreta envolvida em um acidente com 41 mortos em Minas Gerais se…
A denúncia, feita pelo vereador eleito, Chagas Batista, de que máquinas do Deracre cedidas à…
A Procuradoria da Câmara Municipal apontou diligências relacionadas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA)…
O vereador eleito pelo MDB nas últimas eleições, Eber Machado, anunciou que entrou na justiça…
A prefeita de Senador Guiomard, Rosana Gomes (Progressistas), realizou a maior edição do Natal no…