Menu

Conselheiros de Farmácias repudiam medida permite venda de remédios fora do balcão

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O anúncio, por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que permite a disposição dos medicamentos isentos de prescrição médica fora dos balcões de drogarias e farmácias, causou indignação em todos os Conselheiros de Farmácia reunidos, no plenário do Conselho Federal de Farmácia(CFF), em Brasília.


Para os Diretores do CFF e Conselheiros Federais, disponibilizar qualquer medicamento ao alcance livre da população é um retrocesso, um incentivo à cultura da automedicação do brasileiro e representa, de fato, um risco à saúde da população.

Publicidade

Walter Jorge João, Presidente do CFF, afirma que a opinião pública não foi respeitada. “As audiências e consultas públicas, criadas para ouvir a sociedade, não foram respeitadas por parte da Agência. O resultado da consulta pública, apresentado pela própria Anvisa, mostrou que mais de 70%, das 152 manifestações registradas, foram contrárias ao retorno dos MIPs ao autosserviço e esta opinião, e de diversos segmentos da sociedade, não foi respeita, tornando inúteis as audiências e consultas públicas”, afirma o dirigente.


“Existe uma ideia equivocada, reforçada por interesses comerciais, de que medicamentos isentos de prescrição não fazem mal. Não há um único medicamento, mesmo o mais comum dos antiácidos, que não possa provocar reações adversas. O medicamento pode ser isento de prescrição médica, mas não é isento de riscos. É por ter ciência destes riscos que os farmacêuticos vão continuar na luta em defesa da saúde da população”, completa Walter Jorge João, Presidente do CFF.


Edmilson Alves com informações da assessoria de imprensa do CFF


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido