Menu

Professores universitários rejeitam proposta do governo e greve continua

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Por meio de um comunicado, a Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes) rejeitou a última proposta que o governo apresentou para suspender a greve. O Ministério do Planejamento propôs reajuste de até 40%.


A proposta foi encaminhada às universidades de todo o país, a fim de embasar assembleias que acontecerão entre hoje e segunda-feira (30). Nos encontros, será votado o posicionamento de cada instituição sobre o fim ou continuidade da greve dos docentes, que já dura 71 dias.

Publicidade

Segundo a Andes, as alterações nos percentuais de aumento apresentadas “foram dirigidas às situações que demonstravam maior perda de valor real até 2015”, mas que, mesmo assim, “a maioria dos docentes terá valor real reduzido nos seus salários”.


No comunicado, a Associação alega ainda que questões consideradas importantes pelos docentes, tais como a estruturação e a progressão de carreira; a gratificação por projetos institucionais e atividade de preceptoria; e os critérios para promoção de professores foram jogadas para frente, ficando sob a dependência da criação de grupos de trabalho.


A Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), sindicato que representa parcela menor da categoria dos docentes, decidiu apoiar a proposta governamental e recomendar o encerramento da greve.


Com informações da Agência Brasil


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido