Menu

Cia Kunyn traz ao Acre espetáculo que aborda a homossexualidade no Brasil

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Companhia de Teatro Kunyn, de São Paulo, apresenta em Rio Branco, neste fim de semana, o espetáculo “Dizer e Não Pedir Segredo”, baseado em obra de João Silvério. As apresentações acontecem na sexta-feira, 27, no Teatro Barracão, no sábado, 28, e domingo, 29, na Usina de Arte João Donato, sempre às 20 horas.


A montagem foi feita a partir do romance de João Silvério Trevisan, “Devassos no Paraíso”, que trata da homossexualidade no país desde os tempos do Brasil Colônia até os dias atuais. Para tanto, o grupo optou por construir um tipo de encenação em que a plateia participa ativamente da trama, assistindo ao desenrolar das ações dentro do próprio espaço cênico.

Publicidade

Uma típica sala de estar brasileira é o lugar escolhido para ambientar as muitas histórias de uma sociedade heterossexual hipócrita e que dita as regras a serem seguidas. O que chama atenção é o fato de os espectadores tornarem-se parte do espetáculo, escolhendo adereços e figurinos.


Luiz Fernando Marques, diretor do espetáculo, conta que a peça foi criada de forma colaborativa pelos atores e direção, “embaralhando os tempos, indo e voltando cronologicamente”. A partir desse movimento, segundo ele, é construída uma linha evolutiva, um olhar sobre o desejo. “Falar sobre o gênero é falar da complexidade que envolve o desejo humano. É tarefa árdua e perigosa, e se deve evitar, a todo custo, que a moral compareça, que o bom senso impere e que o julgamento se instaure. É preciso aceitar a diferença”, diz Marques.


Ficha Técnica


Criação, pesquisa e dramaturgia: Ivan Kraut, Luis Gustavo Jahjah, Luiz Fernando Marques, Paulo Arcuri e Ronaldo Serruya.


Supervisão Dramatúrgica: Ronaldo Serruya.


Direção: Luiz Fernando Marques


Elenco: Luiz Gustavo Jahjah, Paulo Arcuri e Ronaldo Serruya.


Assistência de direção: Daniel Viana


Iluminação: Wagner Antônio.


Figurinos e adereços: Ligia Yamaguti.

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido