Menu

Marcus Alexandre vai tratar os ramais como prioridade

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Poucos profissionais conhecem a problemática dos ramais como o candidato da Frente Popular à prefeitura de Rio Branco, Marcus Alexandre. Depois de cinco anos e meio a frente do Deracre, ele conhece a maior parte deles em todos os municípios acreanos. E foi com o olhar de quem sabe resolver o problema é que ele e o candidato a vice-prefeito Márcio Batista foram até o ramal Itamaraty (no km 100 da Transacreana) conversar com os moradores.


Foram várias reuniões realizadas com os produtores e os moradores. A primeira delas aconteceu na residência do presidente da associação, Wendell Vale da Silva. Para um numeroso grupo de pessoas, Marcus Alexandre destacou que o desafio de pavimentar o maior ramal do Acre (a BR 364), foi vencido com muita luta, muito trabalho e muita determinação.

Publicidade

Mas não foi tão fácil quanto se pensa. Quando assumiu os destinos do órgão, a pavimentação da BR 364 praticamente terminava em Sena Madureira e havia todas as pontes por fazer (a do rio Caeté, a do rio Envira, a do rio Juruá, a do rio Gregório, a do rio Juruá). Isso sem falar de um incontável número de pontes menores.


As rodovias estaduais, principalmente a rodovia AC 90 (Transacreana), foi outro grande desafio que será vencido ainda este ano. Quando assumiu a direção do Deracre em 2007, a pavimentação terminava no Colégio Agrícola. Agora, neste verão, serão concluídos os últimos 20 km da estrada.


E a partir do ano que vem, Marcus Alexandre pretende realizar uma grande parceria com o governo do Estado para trabalhar nos dois mil quilômetros de ramais que o município de Rio Branco possui.  Para isso, pretende criar o Departamento de Infra-Estrutura Rural, vinculado a Emurb que dará subsídio à Secretaria de Agricultura (Safra).


Aliás, os produtores e moradores da zona rural da cidade ficaram esquecidos por oito longos anos (antes de o prefeito Raimundo Angelim assumir a administração em 2005), uma vez que a própria Secretaria tinha sido extinta. “Depois da BR 364, nossos sonhos passam a ser os ramais”, afirma Marcus Alexandre.


“Depois de concluir a pavimentação aqui da AC 90 e também da AC 445 (ramal do Bujari) vamos começar outro desafio que serão os ramais. Os recursos que estão investidos agora poderemos investir ano que vem, numa parceria com o governo, nos ramais”, enfatiza.


As melhorias estão chegando


Os moradores do ramal Antimary, assim como os de outros ramais da região, não estão esquecidos pelo poder público. A prefeitura de Rio Branco chega dando assistência técnica aos produtores e os benefícios também podem ser vistos, como o programa Luz para Todos, do governo federal, levando energia elétrica para as comunidades.


Entre os que já foram beneficiados com a energia elétrica está o próprio Wendell Silva. Há oito anos morando na localidade, há dois ele sabe muito bem o que é ter uma geladeira, uma televisão e vários outros eletrodomésticos. “Antes a gente vivia isolado, desligado do mundo”, diz.



Continuar os investimentos

Publicidade

Marcus Alexandre, em todas as reuniões com os moradores e produtores, tem dito que há muita coisa a ser feita ainda, mas também reconhece os avanços que já foram alcançados na gestão do prefeito Raimundo Angelim. “E precisamos continuar avançando e fazendo os investimentos”, diz.


Ele tem razão. Se os ramais são uma necessidade, por outro lado os produtores não estão abandonados. A prefeitura tem dado assistência técnica e garantido, dentro do possível, o escoamento da produção. Sem falar nos equipamentos que também foram conseguidos com muito esforço e empenho.


“Sempre tratei essa questão como prioridade e com a parceria com o governo do Estado teremos condições de vencer esse desafio que os ramais representam”, afirma Marcus Alexandre.


Stalin Melo


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido