Menu

Tião Bocalom lidera Caravana Rural na Transacreana

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O candidato a prefeito pela Coligação Produzir para empregar, Tião Bocalom passou o fim de semana visitando ramais da Transacreana. A agenda na região foi denominada Caravana da Mudança, formada também pelo vice de Bocalom, Alysson Bestene, candidatos a vereadores, o deputado estadual Major Rocha, o deputado federal Marcio Bittar e representantes dos partidos que compõe a coligação.


O primeiro compromisso foi uma reunião na noite de sexta feira, 20, com produtores rurais do Ramal Capela, no Seringal Itamarati. Cerca de 50 pessoas deixaram suas casas para ir ouvir as propostas de Bocalom para o setor rural caso seja eleito prefeito de Rio Branco.

Publicidade

Primeiramente o candidato, quis ouvir a comunidade para saber as dificuldades que enfrentam para morar e trabalhar no seringal. As reclamações foram muitas. A falta de trafego nos ramais para a escoação dos produtos, a falta de atendimento no setor saúde e precárias condições da educação. Uma localidade aonde existe muitas crianças, adolescentes e jovens, o Seringal Itamarati conta apenas com uma escola multiseriada que, atende da primeira a quarta série em uma única sala de aula. Quem conclui a quarta série e a família não dispõem de recursos para mandar para cidade, tem que encerrar os estudos sem ao menos concluir o ensino fundamental. É o caso de Jerry Adriane, de 23 anos de idade. Ele parou de estudar há quatros porque não tem como sair para a cidade e continuar os estudos. O sonho dele é que fosse implantada uma escola com o restante das séries do ensino fundamental e segundo grau para que possa voltar a estudar. “Queria concluir meus estudos e até fazer a faculdade, mas não tenho condições de sair daqui porque tenho que trabalhar para sustentar a família e na cidade não tenho parentes” disse Jerry Adriane.


O agricultor do Ramal Capela, João Gildo Pereira é comprador de castanha. Ele revelou a Bocalom e equipe que na última safra teve que desembolsar R$ 14 mil para pagar o frete de 30 toneladas de castanha para a cidade. O valor corresponde ao do frete de uma carreta de Rio Branco a São Paulo.


João Gildo diz que se sente explorado, porque se o ramal fosse bom e eles fossem beneficiados com transporte teria lucro. “Eu já decidi que vou parar de trabalhar porque só estou tendo prejuízo. Infelizmente o Governo e a prefeitura não nos esqueceram aqui” lamentou o agricultor.


Outros produtores revelaram que perderam toneladas de arroz, milho e verduras e legumes que plantaram.


Em seu discurso Bocalom disse que já deu exemplo de que como prefeito sempre priorizou o setor produtivo garantindo trafegabilidade nos ramais em Acrelândia, Saúde com a implantação das Unidades de Saúde da Família, Educação com a Centralização de escolas, acabando com as multiseriadas e a garantia do transporte escolar gratuito. Segundo ele como prefeito de Rio Branco não será diferente.


No sábado, 21 de Julho, a caravana visitou o Ramal Oriente no seringal Recife. Ali Bocalom recebeu muitas reclamações referentes a situação de trafego no ramal, atendimento à saúde e tomou conhecimento do caso da escola Pracaúba que caiu por falta de reforma obrigando a igreja local ceder sua estrutura para que os 13 alunos da escola não parassem seus estudos.


O agricultor José Ferreira tem netos alunos da escola e lamenta a situação. “Nós procuramos o governo por várias vezes para reivindicar a reforma da escola, mas ela findou caindo e ninguém fez nada. Graças a Deus liberaram a igreja para que as aulas aconteçam e nossas crianças não percam mais um ano de estudos como aconteceu ano passado” disse.


Dando continuidade às visitas a Caravana Rural foi ao Ramal Olho D’água, aonde aconteceram mais duas reuniões com produtores Rurais. Tião Bocalom os ouviu atentamente e em seguida apresentou seu projeto de governo para Rio Branco.


A programação continuou no domingo, 22, com reuniões e visitas nos ramais e encerrou a noite com um comício na Vila Verde com a presença também dos deputados federais Gladson Camelli (PP) e Márcio Bittar (PSDB).


Tião Bocalom saiu da Transacreana satisfeito com a receptividade dos moradores para com a Caravana Rural. “O povo da Transacreana já nos deu vitória em duas eleições e acredito que este ano também nos apoiarão para que possamos fazer as mudanças necessárias  para que melhores de vida” disse Bocalom.

Publicidade

Ailton Oliveira
Da Assessoria de Imprensa
Coligação Produzir para Empregar


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido