A capital acreana tem chances de realizar pela primeira vez na história o segundo turno nas eleições municipais deste ano. A possibilidade, na verdade, existe desde as eleições de 2008, quando Rio Branco atingiu o mínimo necessário para a realização de segundo turno, que é de 200 mil eleitores, conforme determina a Lei 9.504/97 (Lei das Eleições).
Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Pedro Ranzi, um segundo turno em Rio Branco seria um acontecimento histórico, porém, natural, já que o crescimento de eleitores tem sido elevado a cada ano em todo o Estado.
Rio Branco, que possui o maior colégio eleitoral do Estado, obteve uma evolução de 4,2% do eleitorado em relação às eleições de 2010.
Vale lembrar que o segundo turno é realizado caso nenhum candidato atinja a maioria absoluta no primeiro turno da eleição. Esta maioria é determinada quando um candidato vence determinada eleição com, pelo menos, metade do número de votos válidos mais um voto.
Concorrem no segundo turno apenas os dois primeiros colocados do turno anterior, desde que o mais votado não tenha alcançado a maioria absoluta. Este sistema é utilizado nas eleições presidenciais, para governadores dos Estados e prefeitos das cidades com mais de 200 mil eleitores.
Fonte: TRE/AC
O agricultor Francisco Menezes Passos, de 43 anos, faleceu na manhã desta segunda-feira, 30, na…
Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Corpo de Bombeiros realizaram nesta…
O Elevado Beth Bocalom, localizado na Avenida Dias Martins, em Rio Branco, registrou seu primeiro…
Um corpo ainda não identificado foi encontrado carbonizado em uma área de mata na manhã…
O Acre encerra o ano de 2024 na próxima terça-feira, 31, com uma conquista inédita…