A capital acreana tem chances de realizar pela primeira vez na história o segundo turno nas eleições municipais deste ano. A possibilidade, na verdade, existe desde as eleições de 2008, quando Rio Branco atingiu o mínimo necessário para a realização de segundo turno, que é de 200 mil eleitores, conforme determina a Lei 9.504/97 (Lei das Eleições).
Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Pedro Ranzi, um segundo turno em Rio Branco seria um acontecimento histórico, porém, natural, já que o crescimento de eleitores tem sido elevado a cada ano em todo o Estado.
Rio Branco, que possui o maior colégio eleitoral do Estado, obteve uma evolução de 4,2% do eleitorado em relação às eleições de 2010.
Vale lembrar que o segundo turno é realizado caso nenhum candidato atinja a maioria absoluta no primeiro turno da eleição. Esta maioria é determinada quando um candidato vence determinada eleição com, pelo menos, metade do número de votos válidos mais um voto.
Concorrem no segundo turno apenas os dois primeiros colocados do turno anterior, desde que o mais votado não tenha alcançado a maioria absoluta. Este sistema é utilizado nas eleições presidenciais, para governadores dos Estados e prefeitos das cidades com mais de 200 mil eleitores.
Fonte: TRE/AC
O time de futebol sub-20 do Flamengo foi recebido com festa pela torcida no aeroporto…
Ninguém acertou as seis dezenas do sorteio 2.799 da Mega-Sena, realizado neste sábado, 23. As…
O Campeonato Brasileiro tem um novo líder. Em jogo com vaias ao time, o Botafogo…
O Palmeiras jogou mal, mas venceu o lanterna Atlético-GO por 1 a 0, no estádio…
Torcedores do Clube de Regatas do Flamengo se reuniram em frente à loja Havan, em…
“Sou torcedor do Flamengo desde o abrir dos olhos”, esbanjando simpatia afirmou Aldemir Barbosa da…