Conecte-se agora

Vice-procuradora diz que normalidade e a legitimidade das eleições, foram seriamente afetadas pelo uso do poder econômico da FPA

Publicado

em

A vice-procuradora geral eleitoral, Sandra Cureau, da Procuradoria Geral Eleitoral, emitiu no início da noite desta quinta-feira (29), em Brasília, parecer favorável ao recurso contra expedição do diploma do atual governador do Acre, Sebastião Viana, do senador Jorge Viana, o vice-governador César Messias e os suplentes Nilson Mourão e Gabriel Maia. O recurso foi interposto pelo Ministério Público Eleitoral.

Assunto também é destaque no UOL notícias:
>>> Ministério Público pede cassação de governador e senador do Acre
A procuradora atesta o extenso relatório de recurso do Ministério Público Eleitoral, o órgão afirma que houve tendenciosidade na formação da linha eleitoral, e diferente do julgamento da AIJE, 1919-42, feito pelo Tribunal Regional Eleitoral, ela afirma que a Companhia de Selva não poderia ser contratada para fazer a campanha eleitoral da coligação, por ser a empresa que faz os serviços publicitários do governo do Acre desde 2007.

Diz ainda que diante de tais evidências, a empresa explorou a dependência econômicas das demais emissoras de TV e jornalísticas, impondo a veiculação de matérias e reportagens favoráveis a Frente Popular do Acre sob pena de embargos financeiros, consoante exemplo vivenciado na TV Rio Branco em 2006.

O relatório do Ministério Público Eleitoral destaca ainda que os jornais escritos, a titulo de ilustração destacaram frases de efeito classificadas como “vergonhosas”, nas linhas editoriais. Até a letra de jingle de campanha foram publicados pelos jornais, segundo o Ministério Público Eleitoral. Tal prática, segundo o recurso foi dotada de potencialidade lesiva com a intenção de desestabilizar o pleito.

Outro ponto destacado foram as publicidades de pesquisas não registradas conferindo vantagens de intenções de votos ao candidato ao senado, Edvaldo Magalhães, sobre o candidato o candidato Sérgio Petecão e ainda o uso que o Ministério Público considerou ilegal e abusiva da TV Aldeia.

A peça jurídica também apresenta fotos de servidores públicos cuja participação foi exigida nos atos da Frente Popular do Acre. Segundo o Ministério Público Eleitoral, até o site oficial de campanha de Sebastião Viana era alimentado por servidores públicos do município. Ainda de acordo as informações, a Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa, e da Rádio Aldeia. A assessoria de Comunicação do Município de Rio Branco cumpriu, segundo a denuncia, expediente no Jornal Página 20.

SOBRE O SENADOR JORGE VIANA

Diz o extenso relatório que o atual senador Jorge Viana no curso das eleições, junto com a sua companheira, a engenheira Maria Dolores Miguel Nieto, utilizou-se de agentes públicos (a então juíza eleitoral Arnete Guimarães e a conselheira Dulcineia Benício de Araújo para se furtar as investigações levadas à efeito pela Polícia Federal, “em evidente abuso de poder político”, diz o relatório.

O MÉRITO

De acordo o julgamento do mérito, não há dúvidas acerca da competência do juiz eleitoral da 10ª zona Eleitoral de Rio Branco, para exercer o poder de Polícia Eleitoral e determinar a interceptação telefônica.

USO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

A vice-procuradora releva o estudo analítico apresentado pelo Ministério Público Eleitoral pertinente ao favorecimento da imprensa com relação aos representados, tarefa que ela declarou ser “imprescindível na formação de qualquer juízo”.

DA CONCLUSÃO:

Para Sandra Cureau a normalidade e a legitimidade das eleições, foram seriamente afetadas, comprometendo a igualdade da disputa e o equilíbrio do pleito. Ela manifestou-se pelo provimento do recurso contra a expedição do diploma.

 

 

Maiores informações a qualquer momento.

Acre

No Acre, ex-flamengo Léo Moura pede voto para Alan Rick

Publicado

em

O programa em que o ex-lateral do Flamengo, Léo Moura, pede que o Acre eleja Alan Rick Senador começou a circular no horário eleitoral gratuito das TVs e rádios nesta sexta-feira, 23. O candidato replicou a peça em suas redes sociais.

Léo Moura esteve no Acre na última quarta-feira, 21, para visitar o núcleo da escolinha de futebol Passaporte para Vitória, na Cidade do Povo, em Rio Branco. O Acre ganhou dois núcleos da escolinha com emenda destinada por Alan Rick e já contempla 600 crianças e adolescentes gratuitamente. O segundo funciona em Cruzeiro do Sul.

No programa eleitoral gravado no campo da Cidade do Povo, construído com emenda de Alan Rick, Léo agradeceu a destinação dos recursos para instalação dos núcleos. “Graças a você esse projeto chegou aqui no Acre, fruto de emenda sua. Estou muito feliz por essas crianças estarem sendo beneficiadas por esse projeto. Então, quero fazer um pedido a população: no dia 2 de outubro, para o Senado, é Alan Rick 444”, disse.

Alan Rick tem dito em entrevistas que deseja expandir o projeto. “Esse é um trabalho social muito importante, ocupa parte do contraturno escolar das crianças e adolescentes, ensina valores, forma cidadãos, além de criar a oportunidade de desenvolver talentos. Quem sabe surjam novos craques como o goleiro Weverton, acreano, como o próprio Léo, que nasceram em famílias sem condições financeiras de matricula-los em uma escolinha de futebol particular. Se Deus quiser, poderemos instalar núcleos do Passaporte para Vitória em outros municípios acreanos”, disse em entrevista ao jornalista José Alex.

Continuar lendo

Acre

Relator decide na próxima semana se aceita denúncia contra Gerlen

Publicado

em

Nesta próxima semana, o desembargador Laudivon Nogueira, vai decidir se aceita ou não a denúncia de crime eleitoral supostamente praticado pelo deputado estadual Gerlen Diniz, Progressistas.

Gerlen, que é candidato a deputado federal, foi denunciado à justiça eleitoral por ter pedido voto na tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) durante discurso realizado na sessão realizada pelo parlamento estadual no último dia 13 de setembro.

Após ser alertado por outros parlamentares de que poderia estar incorrendo em possível crime eleitoral, Gerlen Diniz pediu que seu pedido de voto fosse retirado das notas taquigráficas e o vídeo da sessão foi retirado das redes sociais.

No processo enviado à justiça eleitoral, é pedido uma ação de investigação judicial eleitoral já que Gerlen teria cometido crime eleitoral ao pedir votos em um setor público, o que é vedado pela lei.

De acordo com a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE), o desembargador Laudivon Nogueira, relator, deve manifestar seu voto em relação ao processo durante a próxima semana, ainda antes da eleição.

Continuar lendo

Acre

Confira a agenda dos candidatos ao governo do Acre neste sábado

Publicado

em

O ac24horas reúne diariamente informações sobre os encontros, reuniões e compromissos dos candidatos do Estado do Acre neste período oficial de campanha.

Aqui você fica sabendo de tudo sobre as eleições 2022.

Veja abaixo a agenda dos candidatos ao governo acreano neste sábado, 23.

David Hall

– 06h até 06h20: Reunião com funcionários do Varejão Popular;

– 14h até 14h20: Reunião com funcionário no Arasuper do Wanderley Dantas;

– 15h até as 16h: Reunião com moradores do Bairro Belo Jardim, acompanhado do Candidato a Deputado Estadual Roberto Pinto.

Mara Rocha

– 10h até às 11h30: Reunião com apoiadores e militância em Sena Madureira;

– 12h até às 14h: Almoço com a maçonaria;

– 16h até às 17h: Reunião com Sr. Gentil do MDB;

– 19h até às 20h: Visita a ExpoSena.

Sérgio Petecão

– 09h: Reunião com amigos do Pablo e Bruno Rosela, em Sena Madureira;

– 11h: Costelão da marçonaria, no Cenário parque;

– 12h: Deslocamento para Rio Branco;

– 16h: Caminhada na região do Taquari, concentração em frente a Escola Elias Mansour Simão Filho;

– 18h30: Reunião com lideranças, mulheres e dirigentes evangélicas da Assembleia de Deus, Espaço A.

Professor Nilson

– 10h30: Reunião de planejamento de comunicação;

– 17h: Visita ao Centro Caminho do Sol na Vila Acre;

* As assessorias de Gladson Cameli, Jorge Viana e Marcio Bittar não informaram as agendas dos candidatos.

Continuar lendo

Acre

Em visita ao polo de Cruzeiro do Sul, Jorge garante investimentos

Publicado

em

Cumprindo agendas no vale do Juruá neste fim de semana, o candidato ao governo do Acre pelo PT, Jorge Viana, visitou funcionários das empresas do Polo Moveleiro de Cruzeiro do Sul, nesta sexta-feira, 23, acompanhado pelo deputado estadual Jonas Lima (PT).

Jorge Viana conversou com empresários sobre as dificuldades que estão afetando desde os pequenos até os grandes empreendedores. O candidato acredita que há falhas na oferta de políticas públicas para o setor.

“Nós implantamos polos moveleiros quase em todos os municípios. Aqui em Cruzeiro do Sul, implantamos as unidades de industrialização da madeira, as movelarias, as marcenarias, que estão abandonadas hoje pelas políticas públicas. Nós vamos garantir o suprimento, o manejo e políticas fiscais de incentivo para reduzir os impostos”, disse Jorge Viana.

No passado, o polo moveleiro empregava mais de 200 trabalhadores. Cerca de 15 marcenarias funcionavam no local, mais metalúrgicas, fábricas de café, de argamassa, de derivados de concreto, de bebidas, de alimentos e uma indústria de beneficiamento de madeireira.

“Facilitar a vida dos produtores e combater qualquer tentativa de criminalização a atividade dos marceneiros do Acre. Na minha época, eles podiam trabalhar. Eles tinham suprimentos, apoio do governo e mercado garantido. Agora, eu e Marcus Alexandre vamos fazer mais e melhor”, garantiu o candidato a governador.

Jorge Viana segue em agendas em Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima neste sábado, no domingo visita os municípios de Jordão e Santa Rosa.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.