Categories: Acre

Novos ecológicos reúnem imprensa para explicar mudança de partido

Published by
Roberto Gaz
[elementor-template id="1541731"]

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com


Os novos ecológicos Astério Moreira, Elson Santiago, Walter Prado, Helder Paiva e Jamyl Asfury reuniram a imprensa numa entrevista coletiva, na manhã desta terça-feira, 17, para explicar o motivo de abandonarem seus antigos partidos.


Os parlamentares que aderiram ao Partido Ecológico Nacional (PEN), usaram o mesmo argumento para justificar a filiação ao novo partido: a mudança ideológica e de projeto de governo pelo qual foram eleitos, nas eleições de 2010.

Anúncios


A entrevista foi convocada pelo presidente PEN, o deputado Astério Moreira, ex-PRP. O evento reuniu Elson Santiago, ex- PP; Helder Paiva ex- PR, Walter Prado, ex- PDT e até o suplente de senador Fernando Lage (ex- DEM), que acredita que possa assumir a vaga no Senado.


O 1º secretário da mesa diretora, deputado Ney Amorim (PT) prestigiou o evento. O “oposicionista” Chico Viga também fez questão de cumprimentar os colegas que fizeram uma verdadeira revoada para manter o controle do parlamento nas mãos do governo.


Segundo o dirigente partidário Astério Moreira, “o PEN já nasce robusto no Estado, com seis deputados na Aleac” e veio para reforçar a Frente Popular do Acre. De acordo com Astério, o PEN deverá contar com um deputado em cada estado e 20 deputados federais.


Jamyl Asfury explicou que a partir de agora integra a base aliada do governador Sebastião Viana (PT), pois é um político que tem lado. “Não fui entendido na oposição, mas vou ser na situação e mostraremos para a sociedade quem tinha razão”, enfatiza.


Já o  presidente da Aleac, deputado Elson Santiago, disse que jamais teria deixado o PP, pois milita nas fileiras progressistas, desde suas origens na antiga Arena. Com a nova orientação política propensa a oposição, “eu me vi obrigado a aderir ao PEN”.


Walter Prado, também disse que trocou de legenda para continuar apoiando o programa de governo da FPA. “Eu não podia votar em um projeto de interesse do Estado, preferi mudar de partido. Não posso votar contra os benefícios para o povo do Acre”, enfatiza.


O que os deputados pleiteiam


Segundo informações de bastidores na Aleac, os deputados que integram o novo partido na Aleac, teriam a intenção de definir a hegemonia do Governo do Acre, na Comissão de Constituição e Justiça e Comissão de Orçamento e Finanças, da Casa.


A ameaça de um bloco montado pelo deputado Luis Tchê (PDT) acendeu o sinal de alerta para uma possível presença de um representante do bloco, nas principais comissões, além de tumultuar a escolha na próxima eleição dos membros da Mesa Diretora.


A nova maior bancada teria a missão de manter os principais cargos sob o comando do governador Sebastião Viana, fator contrário ao desejo de Luis Tchê, que prega o fortalecimento e maior participação do legislativo nas decisões administrativas.


Share
Published by
Roberto Gaz

Recent Posts

Líder é superado, show de Cássio e Laion firme no G-4; veja a tabela do Brasileirão

A 20ª rodada do Brasileirão-2024 começou neste sábado (27). Foram cinco partidas, com duas delas…

27/07/2024

Fortaleza aproveita vacilo do São Paulo e liquida jogo em primeiro ataque

O Fortaleza venceu o São Paulo por 1 a 0 na noite deste sábado (27),…

27/07/2024

Cruzeiro desfila fora de casa e Botafogo pode ver rival assumir liderança

O Cruzeiro passeou no Estádio Nilton Santos, venceu por 3 a 0 e encerrou a…

27/07/2024

Jovem entra em coma após acidente de moto em Brasileia

Um grave acidente de trânsito foi registrado neste sábado, 27, no Km 17 da estrada…

27/07/2024

Borré marca no fim, e Inter arranca empate com o Bahia

Em partida válida pela 20ª rodada do Brasileirão, a primeira do returno, Bahia e Internacional…

27/07/2024

Palmeiras poupa de olho no Flamengo, é derrotado pelo Vitória e ouve vaias

O Vitória superou o Palmeiras por 2 a 0 no Allianz Parque, neste sábado (27),…

27/07/2024