Categories: Acre

Fábrica de peixe, recém inaugurada pelo governo no Bujari, já fechou as portas

Published by
Roberto Gaz
[elementor-template id="1541731"]

Jairo Barbosa,
jbjurua@gmail.com


No dia 23 de abril, o governo do estado organizou uma grande festa para entregar a indústria de embutidos de peixes, obra construída por meio de um convenio com a prefeitura de Bujari, que custou R$ 600 mil reais. A indústria foi instalada numa área no município de Bujari (distante 25 km de Rio Branco), e depois de inaugurada, repassada á Cooperativa de Produtores e Criadores Rurais – Coe peixe Bujari.



Naquela ocasião, o governador do estado, Sebastião Viana (PT), disse que a inauguração da indústria representava uma forma integrada em toda a cadeia produtiva, com ações que passam pelo fortalecimento da produção primária, implantação de estruturas agroindustriais locais e de grande porte em Rio Branco e Cruzeiro do Sul composta por centros de alevinagens, fábrica de ração e frigoríficos.

Anúncios


A indústria tem capacidade instalada de 30 toneladas/mês, com uma capacidade inicial de 13,5 toneladas/mês, mas todo esse potencial de produção, não saiu do papel. Hoje a indústria está fechada, com uma pequena quantidade peixe armazenada e sem perspectivas de voltar a funcionar em sua totalidade.


Na manha desta terça feira, a reportagem do AC24horas esteve na indústria, e constatou que a beleza externa da obra, contrasta com as instalações internas. Na entrada principal, a porta estava fechada; lá dentro, pedaços de madeira e caixas de papelão estão jogados no chão. Na lateral que dá acesso ao escritório, mais lixo. Na parte de trás da indústria, outro amontoado de lixo chama a atenção,. Na porta de acesso ao setor de armazenamento do pescado, uma porta de um dos frigoríficos foi jogada na calçada, realçando ainda mais os sinais de abandono.



O Secretário de Produção do Estado, Lourival Marques, negou que a indústria esteja fechada e disse que houve apenas uma redução na produção, por causa de um problema na assinatura do contrato para venda da produção.


“A cooperativa está aguardando a assinatura do contrato com a Secretaria de Educação para fazer a entrega do pescado que está armazenado lá. A fábrica é meio que artesanal e eles precisam produzir e entregar, para não perder o produto, mas não está fechada não”, garantiu o Secretário.


A reportagem ainda tentou falar com o presidente da Copeixe, conhecido por Antonio, mas os dois telefones de contato informados por uma funcionária da fábrica, estavam desligados.


Share
Published by
Roberto Gaz

Recent Posts

Líder é superado, show de Cássio e Laion firme no G-4; veja a tabela do Brasileirão

A 20ª rodada do Brasileirão-2024 começou neste sábado (27). Foram cinco partidas, com duas delas…

27/07/2024

Fortaleza aproveita vacilo do São Paulo e liquida jogo em primeiro ataque

O Fortaleza venceu o São Paulo por 1 a 0 na noite deste sábado (27),…

27/07/2024

Cruzeiro desfila fora de casa e Botafogo pode ver rival assumir liderança

O Cruzeiro passeou no Estádio Nilton Santos, venceu por 3 a 0 e encerrou a…

27/07/2024

Jovem entra em coma após acidente de moto em Brasileia

Um grave acidente de trânsito foi registrado neste sábado, 27, no Km 17 da estrada…

27/07/2024

Borré marca no fim, e Inter arranca empate com o Bahia

Em partida válida pela 20ª rodada do Brasileirão, a primeira do returno, Bahia e Internacional…

27/07/2024

Palmeiras poupa de olho no Flamengo, é derrotado pelo Vitória e ouve vaias

O Vitória superou o Palmeiras por 2 a 0 no Allianz Parque, neste sábado (27),…

27/07/2024