Menu

Adversário ético

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O prefeito de Feijó, Dindim (PSDB), se mostrou um adversário ético. Mesmo pressionado a entrar com uma ação de impugnação do registro da candidatura do ex-prefeito Francimar Fernandes (PT), seu adversário mais duro na disputa da prefeitura, se recusou. “Se tiver que ganhar dele será no voto, para mim é covardia esse negócio de brigar no tapetão. A justiça é que decida”, foi a sua reação. E o MPE Eleitoral acabou entrando e impugnando a candidatura do petista, por condenações no TCU e TCE. E com isso o PT vive um dilema em Feijó, na dúvida se o recurso que impetrou terá ganho de causa ou se lança já outro candidato.                                    


Grito de liberdade
“Quero sair do PSC e me livrar da deputada federal Antonia Lúcia (PSC) e essa é a minha única oportunidade”. O argumento foi usado pelo deputado Denilson Segóvia (PSC) ao procurar o presidente do PEN, deputado Astério Moreira, com pedido para se filiar ao novo partido.


Colo do governo
Outro argumento foi  que Antonia Lúcia, candidata à PMRB a pedido do PT, poderia voltar para a oposição, por pressões da direção nacional do PSC, e ele que migrar para a base do governo.


Ligações perigosas
Pelas suas ligações estreitas e de obediência à deputada federal Antonia Lúcia (PSC), o deputado Astério Moreira (PEN),  não deu o sinal verde para a vinda de Denilson Segóvia.


Forma de preservá-lo
Foi até uma forma de preservá-lo de problemas futuros com Antonia Lúcia.


Pedido negado
Nem  pedidos reiterados do assessor do governo, Antonio Monteiro, para que Segóvia fosse aceito no PEN, conseguiu fazer com que o presidente Astério Moreira lhe filiasse.


Ato selado
Uma reunião ontem na Aleac entre os deputados Astério Moreira, Élson Santiago e Helder Paiva deliberou que será feito um ato oficial com a presença do governador Tião Viana.


Seis deputados
Com a confirmação ontem pela manhã da filiação do deputado Walter Prado, ficou assim, o PEN: Astério Moreira, Walter Prado, Jamil Asfuri, Lira Moraes, Helder Paiva e Élson Santiago.


Nova adesão
Outra adesão confirmada ao PEN é a do primeiro suplente do senador Sérgio Petecão (PSD), empresário Fernando Lage. A deputada Maria Antonia preferiu ficar no PP.


 Tendência natural
Um experiente político e que conhece como ninguém a formação de diretórios, destituição de membros, e convenções disse ontem que, pelo que viu, a justiça anulará a convenção do PRTB.


Muito fortes
Os documentos mostram  que, as assinaturas do Tijolinho e sua filha foram adulterados na ata.


Fugiu da raia
O Montana Jack (PSD), o anão do Petecão, fazia ontem ironia com a desistência do vereador Cabide (PTC) de disputar a reeleição: “não aguentou nem o meu primeiro tranco e fugiu”.


Entrevista traque
A única dedução a que se chega da entrevista da ex-primeira dama Roseane Collor, ao Fantástico ( nada além do já publicado)  é que, ela quer aumento da pensão alimentícia.


Entre eles
Se o PSDC eleger um ou dois vereadores, com certeza Rodrigo Beirute (PSDC) estará dentro.


Outro forte
Já no PRP a disputa por no máximo duas vagas tende a ser entre os vereadores Raimundo Vaz, Elias Campos e o candidato da Igreja RENOVADA,  Nelson da Auto-Escola Vitória.


Mulheres na lida
Solange Pascoal (PMN) em Senador Guiomard, Eliane Gadelha (PT) em Assis Brasil, Toinha Vieira (PSDB), em Sena e, Socorro Lima, em Acrelândia, são as mulheres candidatas a prefeitas.


Sem garantia
Encalacrada no ficha suja, Toinha Vieira não tem ainda a garantia jurídica que poderá disputar a eleição. Toinha teve a sua condenação mantida pelo Tribunal de Contas do Estado.


 Ou dá o desce
O deputado Walter Prado (PDT) saiu do PDT pressionado, ou deixava o partido para se filiar ao PEN, ou então seria obrigado a fazer oposição. Optou por sair e ficar apoiando o governo.


 Campanha diferente
O candidato a prefeito,Marcus Alexandre (PT), trocou os comícios (aos quais só vão os cabos-eleitorais) pelo corpo a corpo nos bairros como meio de tentar suplantar o desgaste do PT.


Vermelho no baú
Para não associar a sua imagem diretamente ao vermelho do PT, Marcus Alexandre, por orientação dos seus marqueteiros, passou usar nas reuniões e andanças blusas amarelas.


Posição imutável
Os dados mostram que a candidatura do prefeito de Cruzeiro do Sul, Wagner Sales, não sofreu  queda e continua no mesmo patamar de favoritismo, ou seja, será muito difícil derrotá-lo.


Pode esperar
Mas, Wagner Sales não perde por esperar, a exemplo da campanha passada, não vai demorar e aparecerá uma daquelas pesquisas montadas contra ele para enganar o eleitor cruzeirense.


Embolada no topo
Articuladores da candidatura de Solange Pascoal (PMN) a prefeita de Senador Guiomard acreditam que até o fim de agosto, ela cresce e embola na ponta da tabela na disputa.


Vice que soma
Tião da Emater (PMDB), o seu vice, é daqueles que soma votos em uma chapa.


Navega tranqüilo
Em Plácido de Castro, quem continua navegando tranquilo é o candidato a prefeito do PSB, médico Roney Firmino. A oposição está com candidatos na disputa só para fazer número.


Não entendeu
O PT parece que não entendeu o enredo em Xapuri. Se insistir em não dar uma mão ao candidato do PSB, Wagner Menezes, ganha o Marcinho (PSDB), por o Bira (PT) ser fraco.


Dono das cartas
A princípio pode parecer uma revoada de deputados descontentes com seus antigos partidos. Mas é bem além, o PEN passa a ser na volta do recesso na Aleac, o dono das cartas. Terá o maior tempo nos debates, muda se quiser as comissões legislativas, será o partido de mais voto dentro da FPA e terá papel decisivo na eleição da mesa diretora e muita força política.


Luis Carlos Moreira Jorge  lulajorge@hotmail.com


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.