Menu

Moradores da Resex Chico Mendes ameaçam bloquear BR

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A qualquer momento a BR-317, entre Epitaciolândia e Rio Branco, poderá ser bloqueada. O alerta foi feito por um grupo de moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes, que ameaça realizar uma manifestação e interditar a rodovia.


O motivo do protesto, segundo os representantes das Associações do Rubicon, localizada no km 05; Ramal da Torre, no km 28 e Maloca, no km 10, e de outras comunidades, seria a fiscalização, desta vez por parte do IBAMA, que estaria sendo realizada com excessos.

Publicidade

Segundo a denúncia, os agentes estão notificando os colonos que possuem mais de 50 hectares de terra transformado em pasto e, multando em cerca de R$ 10 mil reais àqueles que possuem mais de 30 cabeças de gado.


Segundo foi informado, os colonos que residem dentro a Reserva, não podem ter mais que 15 hectares de pastagem e ultrapassar as 30 reses. Fato esse que está gerando um mal estar entre os moradores dessas comunidades que são ligadas através da BR 317.


O movimento tende a ganhar apoio de outras associações, que estariam se organizando para juntar forças nesse protesto. Além disso, documentos que comprovam possíveis abusos serão encaminhados às autoridades de meio ambiente.


Os moradores estariam dispostos a radicalizar. Agentes do ICMBio foram impedidos de trabalhar no Ramal da Torre e tiveram de caminhar por alguns quilômetros.


A intenção é interditar a estrada por três dias, mas esse período pode ser estendido por tempo indeterminado. A exigência inicial será uma negociação para que sejam revistas as notificações e multas.


Da redação ac24horas
Com informações do Alto Acre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido