Menu

Escola de Samba virtual irá cantar enredo baseado em livro sobre Marina Silva

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nos dias 27 e 28 de julho as escolas do Grupo Único da Liga Independente das Escolas de Samba Virtuais (LIESV) irão entrar na Passarela Virtual e você irá conferir, a partir de hoje, aqui no SRZD Carnaval Virtual uma série de matérias especiais contando mais sobre os enredos das agremiações que buscam o título do Carnaval Virtual 2012. E hoje você irá saber mais sobre o que a Bohêmios Samba Club irá contar na Passarela Virtual, escola que será a penúltima a desfilar no sábado.


O enredo “A Filha da Esperança” irá abordar a defesa e a luta pela preservação e desenvolvimento sustentável defendido e direcionado pela história de vida de Marina Silva, que é na atualidade um nome de grande expressão nacional e mundial na luta pela preservação ambiental. “Nosso enredo é baseado no livro ‘Marina – a vida por uma causa’, cujo ponto de partida é no Acre, mais especificamente no Seringal Bagaço, onde ela nasceu e viveu durante toda sua infância e aprendeu a não transgredir o código de sustentabilidade”, contou o Carnavalesco da escola, Rafael de Lima.

Publicidade

A escola também irá mostrar que quando ainda era jovem, Marina tinha o sonho de ser alfabetizada e ser freira, partindo então para a capital Acreana e lá decidiu lutar contra o desmatamento assolador que tomava conta de sua região tão explorada. “Ela tornou-se líder da esquerda ao lado de grandes nomes, como Chico Mendes, partiu para a luta no interior das florestas e viu seus ideais e sua liderança tomarem proporções nacionais e internacionais, Marina é o exemplo maior da força viva da mulher brasileira, pela sua luta e pela sua história, por isso concluiremos nosso enredo com uma grande homenagem a esta estrela verdadeiramente popular”, explicou Lima.


Segundo o Carnavalesco, que também é autor do enredo, a Bohêmios queria inicialmente abordar a saga dos seringueiros, então, a pesquisa sugeriu a eles dois fios condutores: Marina Silva ou Chico Mendes. “Partimos para Marina, pois sua trajetória está intimamente ligada a do Chico, porém com um final mais ‘feliz’, dai, quando foi sorteado o nosso tema, tivemos mesmo que ter essa abordagem baseada no livro ‘Marina – a vida por uma causa’, então contaremos sua luta e formação”, afirmou Rafael de Lima. Ele também destacou que o aspecto principal deste enredo será a abordagem voltada à ecologia, mostrando a trajetória de Marina como um grande exemplo a ser seguido.


Segundo o Presidente da Bohêmios, Marcelo Jakaré a escolha da fusão que resultou no samba foi aprovado por todos integrantes da escola, visto que assim a obra irá abranger completamente o que se passará na avenida. Ele também ressaltou que todos os versos são importantes, com destaque para o trecho final do samba, que sintetiza o último setor da escola, que é uma grande homenagem à Marina Silva: “Brilha, é história viva; Mensageira da cultura popular; Marina guerreira, a luz infinita; De verde-e-branco vai guiar o meu cantar”, seguido do forte refrão principal, que seria uma grande exaltação à escola e ao enredo: “A Bohêmios é a força do coração; É a marca, é a chama da emoção; Faz brilhar a esperança, incendeia e faz sonhar; Gira coroa a encantar”.


Fonte: SRZD


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido