Menu

Pesquisar
Close this search box.

Olho na CCJ

A redistribuição dos membros das comissões legislativas exigida pelo bloco formado pelo PSDC e PDT para votar a LDO é só a capa. A meta na verdade é fazer as presidências das duas mais importantes comissões da Aleac, a de Constituição e Justiça e a de Orçamento e Finanças.


Voto de minerva
Pela nova composição ficariam dois deputados da FPA, dois oposição e um do bloquinho. E por 3×2 o governo perderia pela primeira vez as presidências da CCJ e da de Orçamento e Finanças.


Fato inédito
Não há registro na história da Aleac do governo não ter o comando dessas comissões.


Fora do comando
O deputado Moisés Diniz (PCdoB) seria destituído da presidência da comissão de Constituição e Justiça e o deputado Helder Paiva (PR) da de Orçamento e Finanças.


Questão fechada
O líder do bloquinho, deputado Eber Machado (PSDC), disse à coluna ser “questão fechada”: a LDO só será votada no plenário da Aleac com a nova formação das comissões da Casa.


Golpe de mestre
A estratégia do bloquinho é perfeita para ter o domínio das matérias a serem votadas no plenário. Nenhum projeto poderá ir a voto sem a aprovação dessas comissões.


Não há como
E pelo que prevê o Regimento Interno, com quatro deputados no bloquinho, não há como a mesa diretora e escapar de ter de fazer a redistribuição


Denise Bonfim
Não há como não deixar de se registrar com alegria a escolha da Juíza Denise Bonfim para o cargo de desembargadora, por ser uma das nossas mais preparadas e sábias magistradas.


Pergunta incômoda
O deputado Eber Machado (PSDC)  causou bafafá na reunião com secretários do governo para discutir a LDO: “qual a razão de só serem aprovados na Aleac projetos do PT e PCdoB”?


Pauta de julgamento
É  possível que entre na pauta  do TRE-AC da próxima semana, o julgamento dos pedidos de saída do PRP dos deputados Astério Moreira e Lira Moraes, por mudança de rumo partidário.


Jurisprudência na corte
Existem casos similares no TRE-AC em que, quando um partido muda sua posição ideológica, é permitida a saída sem prejuízo jurídico dos parlamentares que se sentirem descontentes.


Não está fora
Qualquer análise sobre a eleição para a prefeitura de Senador Guiomard não pode deixar de apontar a candidata Solange Pascoal (PMN), como um dos nomes da disputa com boa chance.


Sem favorito


Em Tarauacá ninguém dê a prefeita Marilete Vitorino (PSD) como morta na disputa, principalmente, após colocar de vice o vereador Chico Batista (PDT), de forte liderança.


Fim do calo
Com o trabalho que começa ser iniciado de recuperação das ruas da cidade, vão acabar os calos da prefeita Marilete Vitorino (PSD).


 Golpe duro
A candidatura do Nogueira (PSDC) a prefeito de Acrelândia continuará em que pese a prisão pela PF do presidente municipal do PSDC, sob a acusação de tráfico de drogas.


Disputa da prefeitura
Em Epitaciolândia a polarização tende ser  entre André Hassem (PSDB) e Tião Flores (PSB).


Atestado de burrice
Se o candidato a prefeito de Senador Guiomard, André Maia (PT), por suas derrapadas na composição de alianças perder o apoio do ex-prefeito Celso Ribeiro passa atestado de burrice.


Astronauta da NASA
A candidata à PMRB, deputada federal Antonia Lúcia (PSC), apresentou ontem seu plano de governo. Mera formalidade. Sua chance de vitória é a mesma que eu ser astronauta da NASA.


Curva do vento
A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) parece que cumprirá a promessa de ficar longe do palanque do PT. Ontem, a camarada, estava em Timor Leste, lá onde o vento faz a curva.


É tinhosa
Quem conhece a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) sabe ser ela tinhosa.


Campanha vai dizer
Nem se discute que a entrada do Luiz Calixto (PSL) de vice de Fernando Melo (PMDB) deu uma cara de oposição à chapa, mas se isso vai ter peso na campanha é esperar as pesquisas.


Lingüiça de vento
O vereador Roger (PSB) quer acabar com a fila especial para velhos, deficientes e gestantes nos bancos. Quer todo mundo numa fila única.  É o tipo de projeto para fabricar lingüiça de vento.


Ora, seu Roger!
Se com a fila especial os velhinhos só faltam morrer de esperar, na fila única vai ser velhinho tendo um piripaco  atrás do outro. Espera-se que os vereadores votem contra essa bobagem. 


É bom acordarem
Esse é um ano de eleição, é bom os vereadores acordarem, velhinhos e gestantes votam.


Como nunca
A prefeita de Brasiléia, Leila Galvão, nunca apanhou tanto como vai apanhar nessa campanha, tendo como candidatos adversários a prefeito Messias Ribeiro (PSDC) e Emerson Leão (PSDB).


Surpresa geral
Quem disser que já sabia da estratégia do bloquinho de ser o voto de minerva nas comissões legislativas e decisivo para as escolhas dos presidentes das comissões de Constituição e Justiça e de Orçamento e Finanças da Aleac, não fala a verdade. Nem a imprensa e nem a mesa diretora esperavam o xeque-mate dado no eterno domínio do governo nessas comissões.


Luis Carlos Moreira Jorge   lulajorge@hotmail.com


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.