Menu

Pesquisar
Close this search box.

Perpétua representa o parlamento brasileiro nas eleições do Timor Leste

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, está no Timor Leste como observadora internacional das eleições parlamentares naquele país. A deputada, indicada pela Presidência da Câmara dos Deputados, representa o Parlamento Brasileiro nas celebrações pelos dez anos da independência daquele país., um dos mais jovens e pobres do mundo que resguarda o orgulho de ter restabelecido a paz depois de décadas de conflitos, embora ainda tenha que provar que pode garantir seu desenvolvimento e sair da pobreza endêmica.


Perpétua Almeida e a deputada Janete Pietá, que representa o Brasil na Comissão de Países de Língua Portuguesa (CPLP), foram recebidas nesta quarta-feira pelo ex presidente e Prêmio Nobel da Paz, José Ramos Horta, herói vivo da resistência e luta pela libertação do Timor, junto com o embaixador brasileiro naquele país, Edson Cordeiro.

Anúncios


No Timor, cerca de 70% da população dependem dos programas oficiais que incentivam o artesanato, pequenos negócios e educação. Em seguida, a recepção foi do presidente da República Democrática do Timor, Taur Matan Ruak, empossado no cargo no dia 20 de maio. “Espero que todos os partidos aceitem o resultado (das eleições). Precisamos caminhar para a composição de um governo ainda mais pacífico”, disse o presidente timorense.


As parlamentares informaram que há enorme interesse dos timorenses em implantar, com a ajuda brasileira, o sistema de votação eletrônica a partir de 2014. A presidenta da CREDN intermediará a troca de informações entre as autoridades timorenses a Justiça Eleitoral do Brasil. Há 3 mil observadores, dos quais 600 estrangeiros, para as eleições que ocorrerão no próximo fim de semana.


O Timor Leste teve um-terço de sua população dizimada ao ser invadido pela Indonésia três dias depois decretar a sua independência, num dos episódios mais tristes e cruéis do Século XX narrado no documentário “O Massacre que o Mundo não Viu”, protagonizado pela atriz Lucélia Santos


Hoje, do total de um milhão e duzentos mil habitantes, apenas 400 mil estão aptos a votar. Apesar do voto ser em lista fechada, um em cada três nomes é de mulher.


O Brasil está presente no auxílio a reconstrução do país, através do Serviço Nacional de Apoio à Indústria, que treinou mais de 2 mil pessoas nos últimos anos.



“O país é pequeno, menor que o estado de Sergipe. Tudo muito simples e pobre.  Muito do que se tem foi construído com o esforço e ajuda estrangeiros. Nos impressiona o sentimento de resistência, luta, heroísmo, orgulho deles pela independência. Estou levando a Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados a esses lugares que precisam de nós e que necessitamos conhecer melhor. Os países ricos e confortáveis visitarei como turista quando e se puder”, disse Perpétua.


“Tenho a mesma sensação de quando fui ao Haiti. As autoridades têm sempre uma expectativa muito grande com a contribuição e solidariedade que o Brasil pode dar. Muito me emocionou saber já no aeroporto que o presidente do pais nos aguardava para audiência. Isso nos da noção de nossa responsabilidade aqui como representantes do Parlamento brasileiro, já que fomos a única delegação a ser recebida pelo presidente, mesmo com a presença da delegação de outros países”, narrou a deputada Janete Pietá..


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido