Menu

Cade aprova reversibilidade envolvendo aquisição de frigorifico da JBS no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou hoje três Acordos de Preservação de Reversibilidade de Operação (Apro), referentes à compra de frigoríficos, pela JBS, nos Estados Rondônia, Acre e Mato Grosso.


O Apro referente à compra de um frigorífico da empresa Jema Participações, de Rio Branco (AC), foi a primeira a ser aprovada. A aquisição em si ainda se tornará um processo a ser aprovado ou rejeitado pelo Cade. No fim da sessão, foi aprovado o Apro referente à operação com a MJE Administradora de Bens, em Ariquemes (RO). O terceiro acordo aprovado pelo órgão antitruste envolve a aquisição de frigoríficos da FR Participações, em São Miguel do Guaporé (RO) e Confresa (MT).

Publicidade

O presidente do Cade, Vinícius de Carvalho, explicou que esses acordos são realizados para impedir que a empresa compradora faça modificações na planta adquirida até o julgamento do processo. “Se a JBS fechasse a fábrica, o Cade não teria como reverter a operação”, afirma. Carvalho destacou, porém, que ampliações podem ser feitas na fábrica.


As ações de Apro foram levadas ao Cade por agentes do mercado afetado pelas operações, como associações de pecuaristas, que querem garantir a possível reversibilidade das aquisições feitas pela JBS na região.


O conselheiro Alessandro Octaviani disse que os acordos mostram uma preocupação bastante intensa com a possibilidade da atividade econômica dos ativos desaparecer. “Para isso, as fábricas têm de estar economicamente viáveis quando analisarmos a operação no final”, afirmou. Ainda tem prazo para o Cade julgar as aquisições.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido