Nesta quinta-feira (5), o governo do Acre assinou acordo de cooperação técnica com a Embrapa para avaliar as emissões de gases que provocam o efeito estufa. Será avaliada a participação dos principais setores da economia do Estado na emissão, além disso, será possível identificar as oportunidades de armazenamento de gases de efeito estufa na forma de carbono, os chamados sumidouros de carbono.
O pacto prevê ainda a quantificação de estoque de carbono presente na biomassa e no solo do Estado e o zoneamento dos solos do Acre. “É uma parceria importante porque a pesquisa agropecuária poderá apontar áreas que tem aptidão para certas culturas, ou seja, em que o agricultor poderá cultivar determinados produtos com a segurança de que terá uma boa produção e, dessa forma, gerar dados técnicos para as políticas públicas do governo”, afirma o chefe-geral da Embrapa Acre, Judson Valentim.
A parceria prevê a realização de pesquisas conjuntas e os resultados serão integrados ao programa de Incentivos a Serviços Ambientais – Carbono (ISA-Carbono). A cooperação vai até dezembro de 2014, podendo ser renovada.
Da redação ac24horas
Com informações da Agência de Notícias do Acre
O nível do Rio Acre continua subindo na capita acreana. Conforme a Defesa Civil, a…
Uma confusão por pouco não termina em tragédia na tarde deste sábado, 28, em uma…
O governador Gladson Cameli (PP) afirmou em entrevista coletiva neste sábado, 28, ser favorável à…
O prefeito Tião Bocalom (PL), 71, oficializou o matrimônio com a advogada Kellen Nunes, 47,…
Esperando a segunda filha com Neymar, Bruna Biancardi falou sobre os julgamentos e críticas que…
Sabrina Sato, de 43 anos, abriu o coração ao falar sobre a experiência dolorosa de…