Categories: Acre

Deputados não se entendem sobre LDO e contratam aula particular de técnico do TCE

Published by
Roberto Vaz

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com


Apesar do esforço do relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), deputado Geraldo Pereira (PT), em destrinchar o projeto do Poder Executivo, os parlamentares de oposição não se entenderam sobre a matéria e pediram vistas para estudar melhor a questão.


Os deputados Major Rocha (PSDB) e Luis Tchê (PDT) contrataram uma aula particular de um técnico do TCE, para entender a linguagem técnica do projeto que tem a finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e de investimento do Poder Público.


O pedido de vistas do oposicionista Major Rocha gerou desconforto na base governista, que chegou a questionar a medida do parlamentar tucano. De acordo com Rocha, o pedido de vistas está previsto no Regimento Interno do Poder Legislativo.


“Meu pedido esta amparado no artigo 53 – § 2, do Regimento Interno da Casa. Precisamos nos aprofundar nos detalhes técnicos da LDO. Precisamos dar transparência a esta importante lei que orienta, inclusive, os percentuais de repasses aos poderes”, diz Rocha.



O relatório de Geraldo Pereira precisa ser aprovado em votação nas comissões, para que a LDO seja colocada em votação no plenário. A Comissão de Orçamento voltará a discutir o relatório na quinta-feira, 05. A votação poderá ocorrer em sessão extraordinária.


A reunião na Comissão de Orçamento da Aleac durou toda manhã e entrou pela tarde. Em meio a discussões sobre investimentos nos projetos como o Cidade do Povo e Ruas do Povo, do Governo do Acre, os oposicionistas e situacionistas não chegaram ao entendimento.


EMENDA É FATO INÉDITO


Pela primeira vez, nos 13 anos de administrações da Frente Popular, a LDO poderá receber uma emenda. O fato que parece inédito na Assembleia Legislativa do Acre é medida corriqueira, nas demais casas legislativas do País.


No Acre, a peça sempre foi encaminhada para ser votada em regime de urgência, impossibilitando que os deputados fizessem qualquer tipo de emenda. A única emenda que entrará em pauta será exatamente de um parlamentar da base governista.


Mesmo com a negativa antecipada dos colegas que prometem votar contra a iniciativa, Eber Machado (PSDC) que aumentar o percentual de repasse à Defensoria Pública do Acre. O governista quer ampliar de 0,58% para 1,5% o repasse para a instituição.


 


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Ana Castela e Gustavo Mioto reatam mais uma vez, 3 meses após 2º término

Ana Castela, 20, e Gustavo Mioto, 27, se beijaram no palco durante um show do…

01/05/2024

Novo baterista do Slipknot, brasileiro Eloy Casagrande já ganhou ‘Se vira nos 30’

Tem brasileiro como novo integrante do Slipknot: o paulistano Eloy Casagrande, de 33 anos. Responsável…

01/05/2024

“Que gravem bem na memória até o fim da preleção”, o apelo histórico de Antônio Gomes da Silva

O resumo de um dos maiores hinos da harpa musical da Doutrina do Daime –…

01/05/2024

Faccionado tenta invadir UTI e ameaça médicos no Into; acusado promete voltar

Uma tentativa de invasão deixou os funcionários do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO),…

01/05/2024

Mazinho entrega patrulha mecanizada e anuncia pacote de obras para 2024

O prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (Podemos) realizou nesta terça-feira, 30, a entrega de…

01/05/2024

Ulysses diz que política econômica de Lula levará o País ao caos da inflação

O deputado lembra que, na campanha, ele prometeu picanha de qualidade na mesa dos brasileiros,…

01/05/2024