Menu

Eber Machado apresenta emenda a LDO pedindo aumento de repasse a Defensoria Pública

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com


O deputado Eber Machado (PSDC), do bloco independente, na Aleac, apresentou nesta segunda-feira, 02, uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), pedindo que o percentual de repasse de recursos à Defensoria Pública, que atualmente é de 0,58%.

Publicidade

O parlamentar quer que o percentual seja reajustado pelo Governo do Acre, para 1,5%. O objetivo, segundo Machado, seria garantir a autonomia funcional e administrativa da Defensoria Pública. “A proposta está dentro dos limites orçamentários”, diz Eber.


A emenda foi encaminha ao presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Aleac, deputado Helder Paiva (PR). Eber Machado espera contar com o apoio de Chico Viga (PSD), Geraldo Pereira (PT), Major Rocha (PSDB) e Maria Antônia (PP), os titulares da comissão.


A LDO será colocada em votação nesta semana. Nas últimas administrações estaduais, o projeto do Poder Executivo foi aprovado em regime urgência, sem que os deputados pudessem apresentar emendas ou apreciar a matéria, antes do recesso parlamentar.


“Queremos tratar a questão da Defensoria Pública, acima das questões partidárias. Temos que ter responsabilidade e o compromisso com uma instituição de extrema importância às pessoas que não possuem recursos para pagar um advogado particular”, justifica Machado.


Segundo o deputado, a intenção é na base da argumentação convencer os demais parlamentares, sobre a viabilidade da proposta. Dentro dos percentuais estabelecidos aos poderes, a Defensoria Pública teria um reajuste de 0,92%.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido