Categories: Acre

Ifac vai desenvolver Programa Expedições, seminários e oferta de mestrado e doutorado

Published by
Thais Farias

O Reitor do Instituto Federal do Acre – IFAC, Prof. Marcelo Minghelli, participou da reunião com a diretora do Instituto Oswaldo Cruz, Tânia Cremonini, com o Deputado federal Sibá Machado e com o diretor adjunto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, Neilton Araújo de Oliveira, para definir parcerias como a realização do Programa Expedições, seminários e oferta de mestrado e doutorado.


A reunião ocorreu na terça-feira, 26 de junho, na Sala do Conselho do Instituto Federal de Brasília e com as presenças da assessora do deputado Sibá Machado, Socorro Braga, do chefe do Gabinete de Planejamento e Gestão do IFAC, Prof. Breno Carrillo, do Pró-reitor de Ensino do IFAC, Prof. Ricardo Hoffmann e dos diretores de Pesquisa Aplicada, Prof. Charlys Roweder, e de Extensão Tecnológica Profª. Josina Maria Pontes Ribeiro de Alcântara, da Pró-reitoria de Inovação.


Durante a reunião foi discutida a realização do Programa Expedição do Instituto Oswaldo Cruz, além de ações que envolvam Educação, Ciência e Tecnologia no Acre. Segundo o Prof. Marcelo Minghelli ficou pré-agendado, no final da reunião, a realização de um seminário sobre o tema para os dias 9 e 10 de agosto. “Também ficou definido a realização de um mutirão que terá a previsão de ser será realizado entre 10 e 14 de setembro”.


 A diretora do Instituto Osvaldo Cruz, Tânia Cremonini, destacou que a reunião fortalece a rede de integração nas áreas da Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia, questões ambientais e culturais na Amazônia. “Levar saúde, educação e ciência, bem como discutir questões ambientais e culturais é fundamental para formatar, na Amazônia, uma rede de integração, com foco no combate à pobreza”.


Na reunião também foram discutidas possíveis parcerias com o Instituto Oswaldo Cruz para realização de mestrado e doutorado para os servidores do IFAC.


O que é o Programa Expedições – O Programa Expedições é um projeto da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o programa Brasil Sem Miséria, do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e reúne mais de 30 pesquisadores, que vão à campo com o objetivo de combater doenças associadas à extrema pobreza.


O programa faz interface com várias outras temáticas, mobilizando professores, educadores, agentes de saúde e representantes da sociedade civil, combinando a promoção da saúde com prevenção de doenças. Promover troca de informações e incluir os mais pobres no Plano Brasil Sem Miséria também faz parte do programa.


A primeira edição do Programa Expedições aconteceu no município de Pau d’Alho, em Pernambuco, a segunda está sendo realizada em Sobradinho, no Distrito Federal. O Acre, através da articulação do deputado Sibá Machado e do reitor do Instituto Federal do Acre – IFAC, Prof. Marcelo Minghelli, foi escolhido para ser o Estado referência do projeto na Região Amazônica.


Share
Published by
Thais Farias

Recent Posts

Humaitá joga em Manaus pela Série D; Tourão busca primeira vitória

O Humaitá vai tentar sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro da Série D na tarde…

05/05/2024

Projeto inédito no Acre mapeia cidade no Google Maps para ajudar turistas

Um experimento desbravador tem envolvido alunos, moradores e turistas na cidade de Mâncio Lima, situada…

05/05/2024

Taís Araújo comenta dívidas que foram parar na Justiça: ‘Erro contábil’

A atriz Taís Araujo foi prestigiar o show de Madonna no sábado (4) em Copacabana…

05/05/2024

Thales Bretas sobre os três anos da morte de Paulo Gustavo: ‘Nem o tempo cura’

No sábado, 4, o dermatologista Thales Bretas compartilhou uma mensagem para o homenagear o ator…

05/05/2024

Mulher de Stênio Garcia detalha tentativa de golpe que casal sofreu

Marilene Saad se pronunciou neste sábado (4) sobre ter contratado uma garota de programa para…

05/05/2024

Inadimplência segue caindo no Acre, mas é 0,67% maior que média nacional

A inadimplência no Brasil cresceu pelo segundo mês consecutivo, segundos os dados atualizados até março.…

05/05/2024