A seleção está sendo feita pela Secretaria Estadual de Educação e envolve alunos do primeiro e segundo anos do ensino médio que concorrem à vaga de representante do Acre no Parlamento Juvenil do Mercosul- um projeto que incentiva a formação política e a participação da juventude nas questões sociais.
Além do Brasil, participarão do evento países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Os 51 alunos acreanos que participam do processo irão se submeter ao processo de votação para a decisão dos semifinalistas. Durante a etapa nacional da seleção, que acontece no mês de agosto, em Brasília, apenas um deles será eleito por meio de processo democrático. O escolhido tem mandato de dois anos e, durante esse período, participa de diversas ações sociais.
O primeiro encontro internacional será realizado na Colômbia, também no mês de agosto. Lá, os jovens representantes de todos os países participantes estarão reunidos para analisar e propor “O Ensino Médio que Queremos”, tema de debates do Parlamento em 2012, contemplando eixos temáticos como inclusão educativa, participação cidadã e diversidade.
O último representante do Acre, Jeffrey Caetano, foi indicado em 2007 para o Núcleo de Altas Habilidades e Superdotação (NAAHS) do Colégio Estadual Armando Nogueira.
Da redação ac24horas
Com informações da Agência de Notícias do Acre