Menu

Pesquisar
Close this search box.

MPF/CE ajuíza ação para anular resultado do SISU

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) anunciado nesta segunda-feira (25) pode ser cancelado. O Ministério Público Federal (MPF) no Ceará ajuizou uma ação civil pública pedindo o cancelamento porque as vagas oferecidas para o segundo semestre deveriam ser distribuídas aos alunos que se inscreveram no início do ano e que ficaram de fora na edição do Sisu.


Estão sendo oferecidas agora 30 mil vagas em universidades públicas. O Sisu foi criado em 2009 pelo Ministério da Educação (MEC) para unificar a oferta de vagas em instituições públicas, em substituição ao vestibular. No Acre, 40 alunos foram selecionados.

Anúncio


Para se candidatar às vagas do Sisu, o estudante precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio. Quem fez a prova de 2011, oferecida em outubro passado, pôde disputar tanto as vagas oferecidas na edição do início do ano quanto nessa, do segundo semestre, que o MPF tenta impugnar.


No entendimento do procurador da República Oscar Costa Filho, “a realização de um novo processo seletivo prejudica candidatos que já estavam inscritos no Sisu [do primeiro semestre]”. O procurador argumenta ainda que a possibilidade de alunos já aprovados no Sisu do primeiro semestre concorrerem novamente “pode estar favorecendo um esquema de comercialização de vagas em universidades”.


Ainda de acordo com o MPF/CE, os alunos estariam abandonando cursos para deixar vagas ociosas que beneficiariam estudantes que não fizeram o Enem ou ficaram mal classificados no Sisu. “A participação de estudantes contemplados anteriormente com vagas fere a isonomia entre os candidatos e desconsidera a ordem de classificação consolidada no Sisu realizado no início do ano”, disse.


Em nota, o Ministério da Educação informou que “está absolutamente seguro do processo transparente e republicano do Sisu” e disse ter confiança na Justiça para assegurar “o acesso democrático à universidade pública”.


Fonte: Agência Brasil


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido