Menu

Presos terão penas reduzidas por cada livro lido dentro das penitenciárias

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma boa notícia para o elevado número de presos do Estado do Acre. Os presos que se dedicarem à leitura de obra literária, clássica, científica ou filosófica poderão ter as penas, em regime fechado ou semiaberto, reduzidas. A informação foi publicada no Diário Oficial de ontem (22).

A cada publicação lida, a pena será diminuída em quatro dias. No total, a redução poderá chegar a 48 dias em um ano com a leitura de até 12 livros, de acordo com a Portaria 276 do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) publicada hoje (22) no Diário Oficial da União.

Anúncio

Ainda de acordo o departamento, as normas preveem que o detento terá o prazo de 21 a 30 dias para a leitura de uma obra literária disponibilizada na biblioteca de cada presídio federal. Ao final, terá que elaborar uma resenha que será analisada por uma comissão de especialistas em assistência penitenciária. O participante do projeto contará com oficinas de leitura.

A comissão avaliadora também observará se as resenhas foram copiadas de trabalhos já existentes. Caso sejam consideradas plágio, o preso perderá automaticamente o direito de redução de sua pena.

Com relação ao elevado número de presos, com 2,8 mil detentos, o Acre é, proporcionalmente, o estado com a maior população carcerária do país.

Jairo Carioca,
da redação de ac24horas
Com informações da Agência Brasil.

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.