Os vereadores da capital aprovaram na sessão desta quinta-feira, 21, na Câmara Municipal de Rio Branco, um Projeto de Lei que trata da obrigatoriedade da utilização de pessoal capacitado para orientação de trânsito na execução de obras ou realização de eventos em via pública.
De autoria do líder do prefeito na Câmara, vereador Gabriel Forneck, o projeto, aprovado por unanimidade, pretende auxiliar na garantia do ordenamento e segurança no trânsito em Rio Branco. O texto da Lei prevê que os orientadores não têm poder polícia e não podem aplicar multas.
Já existem hoje, em Rio Branco, mais de 300 pessoas capacitadas para a realização deste trabalho. E a utilização destes orientadores só contribui para a ‘Década de Ações para a Segurança no Trânsito’, instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
De acordo com Gabriel Forneck, a lei não cria uma nova profissão. “Ela apenas estabelece que no quadro das empresas, públicas ou privada, envolvidas em obras ou eventos em via pública exista a figura do profissional, capacitado pela RbTrans, para organizar o tráfego, a fim de evitar acidentes e reduzir os impactos de uma alteração naquele trânsito”, explica o vereador.
O projeto, agora, segue para a sanção do prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim.