Categories: Acre

Governo prepara ações para a Semana Nacional Antidrogas

Published by
Roberto Vaz

Mônica Araújo/ Assessoria Sesacre


“Conhecer para Ajudar”. Esse é o tema da Semana Nacional Antidrogas, que será realizada de 25 a 29 de junho em todo o país. No Acre, a ação é promovida por meio de parcerias entre instituições não governamentais e as secretarias e órgãos do governo e prefeitura envolvidos com ações de saúde, assistência social, educação, cultura, segurança e as que coordenam programas de controle e combate às drogas.


Durante o evento de abertura, segunda-feira às 8 horas na Praça da Revolução, haverá várias atividades como apresentação da fanfarra do Cerb, grupo de dança Hip Hop do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CapsAd), peça teatral, dentre outras. A programação continua por toda a semana, em vários pontos da cidade.


Para a gerente do CapsAd, Sandra Ortiz, que está representando a Secretaria de Saúde no evento, a Semana Antidrogas ajuda a divulgar para a população como se prevenir das drogas, onde e como conseguir o tratamento, redução de danos e a reinserção social para os usuários de entorpecentes.


“Esse evento é importante e se caracteriza pela tentativa de conscientizar familiares, jovens e os próprios usuários e dependentes sobre os estragos causados pelas drogas. Então como o próprio tema já diz conhecendo o problema e mais fácil ajudar”, ressalta Sandra.


Ela afirma ainda que o serviço do Caps é a porta de entrada do paciente dependente de álcool e drogas no Sistema Único de Saúde. “Agora é muito importante que as pessoas saibam que apenas são atendidos os pacientes que buscam ajuda, já que o tratamento é voluntário, uma vez que não pode haver internação ou qualquer outro procedimento contra a vontade do dependente”.


Caps Ad


O CapsAd é um serviço especializado em saúde mental que atende pessoas com problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas em diferentes níveis de cuidado: intensivo (diariamente), semi-intensivo (de duas a três vezes por semana) e não-intensivo (até três vezes por mês).


É um serviço ambulatorial territorializado que integra uma rede de atenção em substituição à “internação psiquiátrica”, e que tem como princípio a reinserção social. Realiza ações de assistência (medicação, terapias, oficinas terapêuticas, atenção familiar), de prevenção e capacitação de profissionais para lidar com os dependentes.


Para participar é preciso telefonar ou ir até uma unidade do Caps e acompanhar uma reunião no grupo de acolhimento, durante este primeiro contato o paciente obtém informações sobre como funciona o Caps e que tipo de atendimento é prestado. Caso decida participar, passa então por uma consulta de triagem, na qual é avaliado para que seja encaminhado ao tratamento mais adequado (intensivo, semi-intensivo, ou não intensivo).


 


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Confusão em show de Naiara Azevedo termina com mulher ferida

Uma confusão no meio do público do show da cantora Naiara Azevedo, em frente ao…

01/05/2024

Naiara diz que vai fazer um dos melhores shows da carreira e cantar músicas ainda não lançadas

A cantora Naiara Azevedo disse em coletiva pré-show em frente ao Palácio do Governo, em…

01/05/2024

Flamengo bate o Amazonas em noite de vaias ao time e aplausos a Gabigol

O Flamengo venceu o Amazonas por 1 a 0, nesta quarta-feira (1), pelo jogo de…

01/05/2024

Gladson interrompe pré-show de Naiara Azevedo e decreta ponto facultativo até o meio dia da quinta-feira (2)

O governador do Acre, Gladson Cameli, interrompeu a programação do Dia do Trabalhador em Rio…

01/05/2024

Mailza Assis é diagnosticada com pneumonia e vai ficar internada no Pronto-Socorro

Após ser levada para o Pronto-Socorro de Rio Branco na noite desta quarta-feira, 1º, a…

01/05/2024

Gladson diz que suspeita é que Mailza Assis esteja sofrendo de quadro viral

O governador Gladson Cameli chegou ao evento do Dia do Trabalhador, em frente ao Palácio…

01/05/2024