Menu

Governo prepara ações para a Semana Nacional Antidrogas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Mônica Araújo/ Assessoria Sesacre


“Conhecer para Ajudar”. Esse é o tema da Semana Nacional Antidrogas, que será realizada de 25 a 29 de junho em todo o país. No Acre, a ação é promovida por meio de parcerias entre instituições não governamentais e as secretarias e órgãos do governo e prefeitura envolvidos com ações de saúde, assistência social, educação, cultura, segurança e as que coordenam programas de controle e combate às drogas.

Publicidade

Durante o evento de abertura, segunda-feira às 8 horas na Praça da Revolução, haverá várias atividades como apresentação da fanfarra do Cerb, grupo de dança Hip Hop do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CapsAd), peça teatral, dentre outras. A programação continua por toda a semana, em vários pontos da cidade.


Para a gerente do CapsAd, Sandra Ortiz, que está representando a Secretaria de Saúde no evento, a Semana Antidrogas ajuda a divulgar para a população como se prevenir das drogas, onde e como conseguir o tratamento, redução de danos e a reinserção social para os usuários de entorpecentes.


“Esse evento é importante e se caracteriza pela tentativa de conscientizar familiares, jovens e os próprios usuários e dependentes sobre os estragos causados pelas drogas. Então como o próprio tema já diz conhecendo o problema e mais fácil ajudar”, ressalta Sandra.


Ela afirma ainda que o serviço do Caps é a porta de entrada do paciente dependente de álcool e drogas no Sistema Único de Saúde. “Agora é muito importante que as pessoas saibam que apenas são atendidos os pacientes que buscam ajuda, já que o tratamento é voluntário, uma vez que não pode haver internação ou qualquer outro procedimento contra a vontade do dependente”.


Caps Ad


O CapsAd é um serviço especializado em saúde mental que atende pessoas com problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas em diferentes níveis de cuidado: intensivo (diariamente), semi-intensivo (de duas a três vezes por semana) e não-intensivo (até três vezes por mês).


É um serviço ambulatorial territorializado que integra uma rede de atenção em substituição à “internação psiquiátrica”, e que tem como princípio a reinserção social. Realiza ações de assistência (medicação, terapias, oficinas terapêuticas, atenção familiar), de prevenção e capacitação de profissionais para lidar com os dependentes.


Para participar é preciso telefonar ou ir até uma unidade do Caps e acompanhar uma reunião no grupo de acolhimento, durante este primeiro contato o paciente obtém informações sobre como funciona o Caps e que tipo de atendimento é prestado. Caso decida participar, passa então por uma consulta de triagem, na qual é avaliado para que seja encaminhado ao tratamento mais adequado (intensivo, semi-intensivo, ou não intensivo).


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido