Menu

Correios optam por via terrestre para envio e recebimento de correspondências do Acre e garante economia de R$ 6,5mi

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O uso de aeronaves para o transporte das correspondências do Acre agora só é feito até Porto Velho, capital de Rondônia, dali segue em dois caminhões diários para Rio Branco, capital do Acre. A assessoria de imprensa do órgão no Estado garante que além de economia, a empresa consegue ser mais ágil na entrega de produtos, cartas e congêneres.

Segundo o Coordenador Operacional dos Correios no Acre, Anderson de Oliveira, a utilização da via terrestre no transporte das correspondências acrianas resulta em uma economia de aproximadamente R$ 6,5 milhões anuais aos cofres da instituição, já que antes era necessário o uso de dois aviões para transporte de pouco menos de seis mil toneladas, enquanto um único caminhão tem capacidade para condução de oito toneladas. “Com o aumento das compras pela Internet, as aeronaves já não tinham mais capacidade de realizar o transporte”, afirma.

Anúncio

Oliveira também garante que as correspondências são entregues dentro do prazo. “Antes, com uso das aeronaves, pela pouca capacidade de transporte, os atrasos ficavam evidentes. O material chegava aos poucos (cada avião transportava cerca de 2.800 toneladas), como os caminhões têm maior capacidade, facilita a vida dos carteiros, pois, todo o material chega de uma única vez, assim, ele não precisa voltar várias vezes a uma mesma rua com encomendas diferentes, entrega todas de uma só vez”, ressalta.

A reportagem fez um teste através de envio de Sedex de Rio Branco (AC), na segunda-feira (18), para Brasília (DF), e o resultado é que a encomenda chegou ao seu destino somente no quarto dia, quinta-feira (21). No site, a companhia promete a entrega para o terceiro dia.

A ideia dos Correios no Acre é reduzir ainda mais os custos da empresa, pois, planeja não renovar contratos de transporte aéreo dentro do Estado com destino a Cruzeiro do Sul, Feijó e Tarauacá, acordos que vencem até o final deste ano.

De acordo com funcionário dos Correios de Porto Velho (RO), Guaraci Severino, a aeronave que desembarca na capital vizinha tem capacidade de transportar até 27 toneladas, das quais, em média, 12 ficam naquele Estado. O aeroporto de Rio Branco não tem capacidade para receber avião de tamanha capacidade.

Edmilson Alves, de Rio Branco (AC).
edmilsonacre@yahoo.com.br

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.