Categories: Acre

Secretaria de Saúde adia reunião para não comprar remédios á paciente renais

Published by
Thais Farias

Jairo Barbosa – jbjurua@gmail.com


A presidente da Associaçao dos Pacientes que Fazem Tratamento renal da rede Pública de saúde do Acre (HAPARTAC), Berenice Sales da Silva, denunciou nesta terça feira, uma manobra da Secretaria Estadual de Saúde, que foi vital para iniciar o processo de compra do principal medicamento para os pacientes renais que enfrentam a longa e dolorosa hemodiálise.


Há cerca de um mês, por meio da assessoria de gabinete do Palácio Rio Branco, a Associaçao conseguiu agendar uma reunião com o representante da Secretaria de Saúde para justificar a necessidade da compra e do fornecimento do medicamento cinacalcet, vital para aliviar dores das pessoas que fazem hemodiálise. O encontro estava marcado para ontem á tarde, no gabinete do sub secretário de saúde do estado, Amsterdam Sandres, mas foi cancelado em cima da hora, sob a alegação de que Sandres iria despachar com o governador.


Para a reunião a Associaçao havia mobilizado sessenta pacientes do interior do estado, que chegaram na capital por volta do meio dia e passaram a aguardar o momento do encontro. A maioria deles depende do consumo diário do medicamento que na rede particular custa R$ 599,00, cada caixa com trinta comprimidos.


Berenice disse que ficou indignada pelo pouco caso que foi dado aos pacientes diante de umna situação tão grave. Ela explicou que na verdade o estado não é obrigado a fornecer o medicamento, mas graças a mobilização da Hapartac, o governo já emitiu vários lotes do remédio, e repentinamente suspendeu o fornecimento. Isso motivou o surgimento de uma ação coletiva no MPE, onde os associados cobram do estado a responsabilidade pela saúde publica.


“A gente só está tentando garantir um direito publico do cidadão que é o direito á saúde,e portanto, a saúde está ligada ao fornecimento de medicamentos. Essa reunião estava marcada há mais de um mês, e em cima da hora eles ligam e desmarcam. A moça que me ligou disse que o Amsterdam iria se reunir com o governador e ainda debochou dizendo que a gente na era mais importante que o governador. Claro que não somos, nem queremos, só exigimos respeito”, disse Berenice que ontem á tarde saiu á procura de auxilio financeiro para custear as despesas de hospedagem e alimentação dos pacientes que vieram do interior.


A presidente da Associaçao disse que vai protocolar novo pedido para um encontro dessa vez com a secretária de Saúde Suely Melo, e nesse intervalo, procurar novamente o Ministério Público Estadual, para cobrar celeridade na ação em favor dos pacientes renais.


 


Share
Published by
Thais Farias

Recent Posts

Gerlen destaca a importância do cooperativismo durante o 15° CBC

Durante o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, que acontece de 14 a 16 de maio…

16/05/2024

Correios suspendem doações de roupas, mas segue recebendo água e comida ao RS

Os Correios anunciaram na manhã desta quinta-feira, 16, que estão suspensas o recebimento de peças…

16/05/2024

Homem em situação de rua passa frio onde mora, em frente à UFAC

A situação de Pedro Barroso, de 63 anos, que mora em uma barraca em frente…

16/05/2024

Presidente da Fieac receberá título de Cidadão Benemérito na Aleac

Os deputados que compõem a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Acre…

16/05/2024

Narrador Silvio Luiz, ícone dos bordões no futebol, morre aos 89 anos

Quando a voz rouca de Silvio Luiz ressoava, não tinha como ficar indiferente. Naquele momento,…

16/05/2024

Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina na sexta

Termina nesta sexta-feira (17) o prazo para as convocações da lista de espera da seleção…

16/05/2024