Categorias: Acre

Matança de tracajás no rio Môa é denunciada aos órgãos ambientais em Cruzeiro do Sul

Por
Roberto Vaz

Em Cruzeiro do Sul, os tracajás, que são uma espécie de tartarugas que vivem na Amazônia, estariam sendo mortos a tiros, sem aproveitamento, pois morrem no fundo do rio, de onde os predadores não conseguem removê-los. A denúncia foi feita pelo ribeirinho José Pereira da Silva, que mora na região do rio Môa.


José Pereira demonstrou também preocupação com a constante caça e retirada dos ovos que os tracajás depositam em covas nas praias. “Queria pedir que pelo menos os militares do Exército que tem uma base no Rio Môa fiscalizem, estou aqui apelando para o Exército”, desabafou.


Com o fechamento do Escritório do Ibama em Cruzeiro do Sul, os crimes ambientais passaram a acontecer com mais frequência na região. Agora, além de cumprir com a função de monitoramento e licenciamento, o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) tem que fiscalizar.


O chefe local do órgão, Isaac Ibernon, prometeu averiguar a denúncia, mas adiantou que é difícil fiscalizar uma região como a do Juruá, formada por vários rios e uma imensidão de floresta. Aliado a isso, o Imac não tem estrutura suficiente para atender toda demanda.


Da redação ac24horas
Com informações de Juruá Online


Compartilhe
Por
Roberto Vaz

Últimas Notícias