Menu

Tucanos de Santa Rosa do Purus abrem convenções do PSDB

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca,
da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com

O PSDB foi até os limites do Estado do Acre, em Santa Rosa do Purus, abrir as convenções regionais do partido. A caravana foi composta do deputado federal Marcio Bittar, o deputado estadual Major Rocha, o secretário geral Tião Bocalom e o vereador Alisson Bestene [PP]. Depois de homologarem a candidatura de Rivelino Mota [PSDB] em Santa Rosa, no final da tarde de sábado (16), os políticos inauguraram a nova sede dos tucanos em Jordão onde mais tarde, na Câmara Municipal formalizaram a candidatura de Turiano Filho.

Anúncio

As cidades mais isoladas do Estado apresentam perfis semelhantes na disputa política de 2012. Os candidatos tucanos vão enfrentar pré-candidatos da Frente Popular, um deles, José Brasil [PT], busca a reeleição. José Brasil é o atual prefeito da cidade de Santa Rosa, em 2008 ele ganhou as eleições contra Rivelino Mota por uma diferença de 160 votos. Em Jordão, Turiano Filho vai enfrentar o comunista Elson Farias.

Para tentar quebrar a sequência administrativa da Frente Popular a oposição tem em média 09 partidos nas coligações formadas no Alto Purus. Em Santa Rosa, oito partidos formam a aliança: PSDB, PSD, PMDB, PP, DEM, PPS, PRP e PSC. No Jordão, além desses partidos, o PV e o PRTB sobem no palanque de mudança.

Outra semelhança na estratégia política nessa região foi a escolha do vice. Tanto em Santa Rosa quanto em Jordão, índios da tribo Kashinawá formam as chapas majoritárias. A população indígena é responsável por praticamente 50% dos habitantes das duas cidades. Em Santa Rosa, são 43 aldeias divididas por quatro etnias: Kashinawás, Kulinas e Jaminawás. Elas serão representadas por Valdemar Pinheiro, do PSD. Ele é o vice de Rivelino Mota. Em Jordão, o vice de Turiano Filho é Pedro Kashinawá, do PV.

O isolamento é o principal desafio a ser enfrentado pelos próximos administradores

Localizadas na região mais isolada do Estado e fazendo fronteira com o Peru, a presença do Estado é reduzida. Os habitantes se queixam de uma espécie de exílio. Em Jordão um quilo de tomate chega a custar R$ 8. A cidade tem o segundo pior IDH do Brasil.

Por outro lado, a região é povoada por uma grande diversidade ao nível da fauna e da flora, existindo espécies em via de extinção, tais como a onça-pintada, o jacaré-açu e a ararinha-azul. Um importante componente da população do Jordão são os moradores da Reserva Extrativista do Alto Tarauacá. Eles estão organizados em uma associação: a ASAREAT (Associação dos Seringueiros e Extrativistas do Alto Tarauacá). São 352 famílias que habitam e protegem 151 mil hectares de terra.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.