Menu

Pesquisar
Close this search box.

Tucanos de Santa Rosa do Purus abrem convenções do PSDB

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca,
da redação de ac24horas
[email protected]


O PSDB foi até os limites do Estado do Acre, em Santa Rosa do Purus, abrir as convenções regionais do partido. A caravana foi composta do deputado federal Marcio Bittar, o deputado estadual Major Rocha, o secretário geral Tião Bocalom e o vereador Alisson Bestene [PP]. Depois de homologarem a candidatura de Rivelino Mota [PSDB] em Santa Rosa, no final da tarde de sábado (16), os políticos inauguraram a nova sede dos tucanos em Jordão onde mais tarde, na Câmara Municipal formalizaram a candidatura de Turiano Filho.

Anúncio


As cidades mais isoladas do Estado apresentam perfis semelhantes na disputa política de 2012. Os candidatos tucanos vão enfrentar pré-candidatos da Frente Popular, um deles, José Brasil [PT], busca a reeleição. José Brasil é o atual prefeito da cidade de Santa Rosa, em 2008 ele ganhou as eleições contra Rivelino Mota por uma diferença de 160 votos. Em Jordão, Turiano Filho vai enfrentar o comunista Elson Farias.



Para tentar quebrar a sequência administrativa da Frente Popular a oposição tem em média 09 partidos nas coligações formadas no Alto Purus. Em Santa Rosa, oito partidos formam a aliança: PSDB, PSD, PMDB, PP, DEM, PPS, PRP e PSC. No Jordão, além desses partidos, o PV e o PRTB sobem no palanque de mudança.


Outra semelhança na estratégia política nessa região foi a escolha do vice. Tanto em Santa Rosa quanto em Jordão, índios da tribo Kashinawá formam as chapas majoritárias. A população indígena é responsável por praticamente 50% dos habitantes das duas cidades. Em Santa Rosa, são 43 aldeias divididas por quatro etnias: Kashinawás, Kulinas e Jaminawás. Elas serão representadas por Valdemar Pinheiro, do PSD. Ele é o vice de Rivelino Mota. Em Jordão, o vice de Turiano Filho é Pedro Kashinawá, do PV.


O isolamento é o principal desafio a ser enfrentado pelos próximos administradores


Localizadas na região mais isolada do Estado e fazendo fronteira com o Peru, a presença do Estado é reduzida. Os habitantes se queixam de uma espécie de exílio. Em Jordão um quilo de tomate chega a custar R$ 8. A cidade tem o segundo pior IDH do Brasil.


Por outro lado, a região é povoada por uma grande diversidade ao nível da fauna e da flora, existindo espécies em via de extinção, tais como a onça-pintada, o jacaré-açu e a ararinha-azul. Um importante componente da população do Jordão são os moradores da Reserva Extrativista do Alto Tarauacá. Eles estão organizados em uma associação: a ASAREAT (Associação dos Seringueiros e Extrativistas do Alto Tarauacá). São 352 famílias que habitam e protegem 151 mil hectares de terra.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido