Menu

O André não tem jeito!

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Quando tudo estava certo que o PMDB indicaria o empresário Torres (PMDB) vice do advogado André Hassem (PSDB) a prefeito de Epitaciolândia, ele teve uma recaída e reforçou a  pecha que lhe atribuem os seus adversários de não cumprir compromissos políticos. Ligou para o vereador Gondin, e segundo quem ouviu o diálogo no viva voz do seu celular, disse que lhe dava a garantia de ser o seu vice, embromaria o candidato a vice indicado pelo PMDB, o Torres, fazendo a convenção no dia 30, para deixar os peemedebistas sem chance de fazer a convenção. Só que a esperteza demais costuma crescer e comer o dono. Os dirigentes do PMDB souberam da manobra, tirararam o partido da coligação com o PSDB, e agora apoiarão a prefeito o vereador Davi (PSD), numa dobradinha com o senador Sérgio Petecão (PSD).


Filme velho
O André Hassem repete os erros de campanha passada, de não ser transparente nas conversas políticas, dispara sempre nas pesquisas e acaba perdendo a eleição, como se diz, para ele mesmo. E além do mais, o Torres, todo vez que foi candidato em Epitaciolândia sempre teve uma média de 800 votos, o que é muito naquele colégio eleitoral. Seria mil vezes melhor candidato que o escolhido Gondin. O André não consegue aprender que em candidatura majoritária não se cisca para fora.


Disputar na porrinha
O pau está quebrando em Plácido de Castro. O vereador Charqueiro (PMDB) fez um apelo em documento aos dirigentes da oposição para que façam uma intervenção urgente para se ter uma candidatura única da oposição a prefeito, já que ninguém se entende. Lá existem oito candidatos. Uma sugestão: disputar na porrinha.


Cercado de trapalhões
Quem tem assessores políticos como tem o candidato à PMRB, Tião Bocalon (PSDB), não precisa de inimigos. Seus assessores são de bom tamanho para lhe atazanar. O que ganharam com o fim da candidatura à PMRB do deputado Jamil Asfury (DEM)? Absolutamente nada.


Ao contrário, perderam
Levaram só o tempo do partido. E perderam o apoio das duas únicas lideranças de votos do DEM, do Pastor da Igreja Batista, Agustinho, e do Jamil Asfury, que não mais lhe darão apoio.


Sem mandato
O outro nome de votos no DEM, N. Lima, está sem mandato e com problema de saúde.


Custo e benefício
Ganhariam muito mais deixando a candidatura do Jamil a prefeito e ter o apoio do seu grupo político e do Pastor Agustinho no segundo turno. Candidato majoritário não cisca para fora.


Única justificativa
Se essa manobra garantisse a vitória tucana no primeiro turno era acertada, mas não garante.


Aliança avalizada
O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) diz que se depender dele a deputada federal Antonia Lúcia (PSC) tem o seu aval para indicar o vice na chapa de Fernando Melo (PMDB).


Conversa adiantada
Há uma tendência é que a aliança seja fechada neste fim de semana numa conversa final.


É o problema
Uma hora ela diz que lançará um candidato evangélico à PMRB e na outra que quer aliança. Entenda a Antonia Lúcia!


Pesou muito
O que foi relevante para a escolha do médico Roney Firmino (PSB) como o candidato a prefeito de Plácido de Castro pela FPA, foi o vice-governador César Messias ser do PSB.


Festa na fronteira
O PMDB fez sua convenção na última sexta em Brasiléia e oficializou para a disputa da prefeitura, a chapa Everaldo (PMDB)- Dr. Edson (PP), apoiados numa ampla aliança.


E-mail detonador
Se o e-mail chegou para a coluna pode ter chegado a outros, sobre um esquema nas áreas de radiologia e otorrino. Não creio que ocorrerá. Seria uma benção para a oposição na campanha.


Pisar em ovos
Em campanha política tem que se pisar em ovos sem quebrar uma unidade.


Sem dúvida
E não tenho dúvida que, se o fato estiver acontecendo é escondido do mandatário maior.


Está no jogo
Não dêem o candidato do PT a prefeito de Senador Guiomard, André Maia, como “carta fora do baralho”, principalmente, se conseguir colocar no seu palanque o ex-prefeito Celso Ribeiro.


Falta notada
Numa disputa majoritária pesa muito a simpatia e a desenvoltura do candidato. São atributos que estão faltando ainda ao candidato Marcus Alexandre (PT). O trabalho só não basta.


Não encontrei
Não encontrei ainda uma liderança do primeiro time da oposição que acredite piamente que vão conseguir fazer o prefeito de Plácido de Castro, devido o clima de brigas e de intrigas.


Caco para todo lado
Em Tarauacá está como o diabo gosta, nem a oposição e nem a FPA conseguiu a unidade.


O quadro
Dizem que, Chico Batista (PDT) pode ser o vice da prefeita Marilete (PSD). Chico Sombra (PP) o vice de Rodrigo Damasceno (PT) e o PSB indicar o vice de Chagas Batista (PCdoB).


Seria a novidade
O quadro acima foi montado em bases especulativas. Mas se acontecer a grande surpresa seria Chico Sombra (PP) de vice de Rodrigo Damasceno (PT). O PP não saiu da FPA?


Mandado de segurança
E ainda tem o presidente destituído do PSDB, Paulo Ximenes, que entrou com Mandado de Segurança para garantir participar da convenção tucana como candidato a prefeito.


“Golpe Baixo”
Paulo Ximenes considerou um “golpe baixo” e um “jogo sujo” do presidente do PSDB, deputado federal Márcio Bittar, que decretou a intervenção no diretório de Tarauacá.


Tchê tem razão
A RIO+20 será mais um grande blá-blá–blá, nisso o deputado Luiz Tchê (PDT) acertou.


Operação frustada
O PCdoB não conseguiu o que exigiu do PT que, Vareda (PCdoB) fosse candidato único a prefeito de Capixaba. Um dos partidos que se recusou a retirar seu candidato foi o PTB.


Quase impossível
O candidato a prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (PMDB), vai tentar atrair para uma aliança o PTdoB do deputado Gilberto Diniz, mas será uma missão quase impossível.


Problemas pessoais
E por um motivo forte: Wanderley Zaire (PSD) vice de Mazinho tem problemas pessoais com o deputado Gilberto Diniz (PTdoB), que cruzam o caminho quando se encontram na rua.


Não vale nada
Ninguém se entusiasme com candidato a vereador que leva torcida organizada numerosa e faz festa na convenção. Não rende votos. São os novatos  que gastam pólvora em caça pequena.


Comendo na mão
Comentário ouvido no gabinete político da deputada federal Antonia Lúcia (PSC) após a saída do presidente do PT, Leonardo Brito, do seu escritório: “está comendo na minha mão”.


Beija mão
Além de Brito, dirigentes do PMN também estiveram na sessão do beija a mão no gabinete de Antonia Lucia. A questão envolveu as candidaturas na Capital e em Senador Guiomard.


Explicação
“O Tião Bocalon dizia que não teria problema de ter mais de uma candidatura na Capital. Ao colaborar para tirar a candidatura do Jamil Asfury a prefeito nos deixou sem a mínima possibilidade de lhe apoiar nem no primeiro e nem no segundo turno”. Pastor Agustinho, da Igreja Batista do Bosque.


Cutuca na costela
O ex-deputado Chico Sombra (PP) defendia na tribuna seu projeto de proibição de contratação para cargos de confiança no governo de homossexuais, quando recebeu o aparte:
–  Como se vai saber se a pessoa é ou não homossexual?
A resposta foi inusitada:
– Voce chega por trás do cabra, lhe dá um cutucão na costela, se der um grito fino e um pulinho é gay.
Risadas gerais.


Por Luis Carlos Moreira    lulajorge@hotmail.com


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.