Menu

Professor garante que processo seletivo ao programa de pós-graduação em ciência da Ufac foi fraudado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca,
da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com


ac24horas teve acesso exclusivo a documentos que revelam mais uma fraude na Universidade Federal do Acre. Trata-se do processo seletivo ao Programa de Pós-graduação em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia ocorrido no dia 02 de dezembro do ano passado. O caso vem sendo investigado pela Policia Federal.

Publicidade

A fraude que vinha sendo mantida em sigilo foi revelada na ata de reunião extraordinária da Comissão de Seleção e representantes de candidatos ao processo, no dia 02 de dezembro do ano passado e de conhecimento do Colegiado do Programa seis dias depois. As informações foram protocoladas no inquérito nº 455/2011.


OS FATOS:


Segundo o termo de depoimento do professor Paulo Guilherme, no momento de aplicação das provas seletivas, na sala 01 da Ufac, um dos candidatos chamando Leonardo Baird Kasakoff, manifestou-se no sentido de cancelamento do certame. Kasakoff havia recebido em sua caixa postal de mensagens eletrônicas, um documento anexo contendo um arquivo com as mesmas questões das provas aplicadas.


Conforme o ac24horas apurou, as questões para a aplicação da prova do curso de mestrado foram formuladas por vários professores. Um dos professores que não participou do processo, identificado como Fernando Escócio, foi quem enviou as perguntas para Kasakoff. Após os professores Paulo Guilherme e Sofia Helena constatarem que o candidato realmente havia recebido o e-mail, a aplicação das provas foi suspensa. Mais quatro candidatos comprovaram a irregularidade.


Ainda segundo declarações prestadas na Policia Federal, os e-mails com as questões da prova foram enviados para os professores Ildefonso Bezerra [Universidade de Rondonia – Campus Rolim de Moura], Milton Campos [da Universidade do Amazônas – Campus Humaitá], Josimar Ferreira [da Universidade Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul] e ainda, Anselmo Ruiz, em Rio Branco. Este último, Anselmo Ruiz, ficou encarregado de enviar cópia da correspondência eletrônica para Walter Flores.


Há suspeitas de que o vazamento das informações com as perguntas da prova tenha se originado do professor Anselmo Ruiz.Foi isso que Paulo Guilherme revelou em seu depoimento na Policia Federal. Na correspondência enviada ao candidato Kasakoff, Escócio diz: “resolve essas questões e boa prova”.


Kasakoff é perito criminal do governo do Acre e presta serviços para o instituto de criminalista do Alto Acre, no município de Epitaciolândia. A reportagem entrou em contato com os coordenadores da Universidade Federal do Acre, mas não recebeu as respostas solicitadas sobre o certame.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido