Categories: Acre

Policia Militar sabia dos riscos de acidente na catraia do Rio Acre

Published by
Roberto Vaz

Uma criança de quatro anos foi salva pelo pai às 15 horas, praticamente seis horas antes do segundo naufrágio que vitimou três pessoas


O acidente de catraia que tirou a vida de três pessoas (dia 03/06) foi o segundo ocorrido no mesmo domingo, no Rio Acre, próximo do bairro Sibéria, na cidade de Xapuri. Por volta das 15 horas o senhor Raimundo Ribeiro e o filho de apenas quatro anos, F.A.F.F. escaparam do primeiro naufrágio da embarcação. Na tentativa desesperada de salvar o filho, Ribeiro fraturou uma das mãos do menor. “Foi uma sensação que não desejo para nenhum pai”, disse por telefone Raimundo Ribeiro.


Leia mais sobre o assunto:
>>> Embarcação que afundou em Xapuri estava superlotada, garantem testemunhas


O caso foi avisado à dona das embarcações, uma senhora identificada como Duda e para o policial militar Orlando, que estava de plantão no último domingo (10). As autoridades nada fizeram para evitar o segundo acidente que aconteceu no mesmo local, por volta das 22h30 e que foi provocado por troncos de árvores que dificultam a navegação nesta época do ano nos rios acreanos.


– Eu disse a ela [Duda] o que tinha ocorrido e da necessidade de salva vidas na embarcação. Depois avisei o caso ao policial Orlando – acrescentou Ribeiro.


A mãe do menor, Erinelda F. da Silva, conversou com a reportagem no final da tarde de ontem (11). Ela disse que até agora não recebeu a visita de nenhum assistente social e nenhuma outra autoridade ligada ao Conselho Tutelar do município. Os custos com a medicação do garoto foram arcados pela própria família. Ainda assustado F.A.F.F. brincava na Pousada Xapuris, onde a mãe trabalha.


A reportagem não localizou a dona das embarcações, uma senhora conhecida como Duda e nem o catraieiro que conduzia a embarcação no momento do acidente. O clima é de comoção na cidade.


A Promessa da ponte que liga o bairro Sibéria


No próximo final de semana, o Projeto Cidadão do Tribunal de Justiça se prepara para realizar mais um atendimento no bairro Sibéria. O local abriga 42% da população de Xapuri, mas sofre pela falta de uma ponte que interligue os distritos.


A balsa do Deracre que faz o transporte dos passageiros funciona apenas até às 19 horas. A partir dai, todas as noites, entram em ação os chamados catraieiros que trabalham até às 23 horas.


O senhor Edimar Gomes da Silva mora há seis anos na Sibéria. Ele transporta cargas entre as regiões e disse que está cansado de assistir acidentes na travessia da balsa.


– Nesta segunda mesmo um caminhão perdeu o freio e quase cai dentro do Rio. Isso aqui é uma vergonha, os nossos governantes poderiam ter construído essa ponte – desabafou o comerciante.


Ainda de acordo as informações de Edimar, apenas uma catraia fica na travessia noturna do Rio, o que contribui para a superlotação que no último domingo, acabou tirando a vida de Gilberto Alves do Nascimento, 58 anos, Valderir Ângelo dos Santos e Natanael da Silva Aragão, de apenas 17 anos.


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Colisão entre moto e ônibus deixa mulher com fraturas expostas na perna

Uma colisão entre uma motocicleta e um ônibus de transporte coletivo da empresa Rico deixou…

06/05/2024

Márcio Bittar se revolta com show da Madonna no Rio de Janeiro

O senador do Acre Márcio Bittar (UNIÃO) postou em suas redes social nesta segunda-feira (6)…

06/05/2024

Jô, do Amazonas, é preso por falta de pagamento de pensão alimentícia

O atacante Jô, do Amazonas e com passagens por Seleção, Corinthians e Atlético-MG, entre outros…

06/05/2024

Met Gala 2024: veja os looks dos convidados

O Met Gala é um evento beneficente promovido pelo Museu Metropolitano de Arte de Nova…

06/05/2024

David Corenswet surge uniformizado em primeira imagem oficial de Superman

A espera acabou! James Gunn (Guardiões da Galáxia: Volume 3) divulgou, nesta segunda-feira (6), a…

06/05/2024

Dólar fecha cotado a R$ 5,074 a espera do Copom; Bolsa fica estável

O dólar e a bolsa fecharam a primeira sessão da semana praticamente estáveis. A moeda…

06/05/2024