Menu

Enilson Amorim lança, hoje, novo livro na Capital Acreana

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Literata acreano, que ganhou repercussão nacional com seu livro “Mapinguari a Lenda”, presenteará a população acreana com mais uma obra que traz  o “Curupira’’ e a ‘’Mãe da Mata’’ como  principais personagens em sua nova narrativa.


Com apoio da Fundação Garibalde Brasil e o Sesc-Acre, o jornalista e artista Plástico Enilson Amorim lançará hoje, às 19h30 no SESC do Centro, seu novo livro intitulado “Abelardo e o Curupira” a obra financiada pela lei de Incentivo à Cultura narra a história de um seringueiro chamado Abelardo que tem um encontro com um dos personagens mais antigos do folclore acriano.

Publicidade

Habitante do seringal Ôco do Mundo, o seringueiro, ao sair para caçar é surpreendido pelo lendário curupira avisando-lhe que se a caso exagerasse na caça, a coisa ficaria muito difícil para ele. Entretanto, a ganância do seringueiro finda sendo maior do que o pedido do Curupira, levando seu Abelardo a disparar sua espingarda inúmeras vezes sobre alguns animais que encontrará pelo caminho. Sem nenhuma piedade, o caçador logo após praticar seu feito maléfico, é sentenciado pelo Curupira a inúmeras chibatadas para pagar seu estrago à fauna acreana.


“Além de ter 34 páginas com ilustrações belíssimas, a história tem um cunho ambiental extremo, pois ensina de forma lúdica, o quanto é importante preservar nossos poucos animais que ainda existem na maior floreta do mundo e, acima de tudo, nos faz compreender que os povos da floresta, antes da chegada dos portugueses, já tinham sua leis e normas de conduta que visava harmonizar homem e seu meio através de lendas repassadas de geração para geração’’, explica Amorim que é tido como um mestre no assunto.


Além da obra ter este cunho ambiental, Amorim fala da necessidade em termos mais livros de literatura infantil que falem sobre nosso folclore e afirma que deverá produzir uma sequencia de livros de lendas que relate, de forma didática e divertida, estas estórias que ficaram perdidas e que agora devemos encontrá-las e utilizá-las para fins ambientais, auxiliando assim, nossas crianças a ter uma consciência ambiental aguçada, preparando-as para ser nossos futuros preservadores e não predadores.



A história do mestre Amorim


Enilson Amorim nasceu em 1976, em Rio Branco – Acre, filho de imigrantes nordestinos, viveu a maior parte de sua infância produzindo histórias em quadrinhos nos colégios onde estudava. Com o passar dos anos, revelou-se um ótimo pintor e mais tarde, ilustrador. Mas o seu talento não poderia ficar somente entre quatro paredes. Em 1994, aos 17 anos, foi convidado pela direção do jornal ‘’O Rio Branco’’ para desenhar caricaturas. Ganhou vários prêmios como caricaturista, dentre eles, 3 prêmios de jornalismo José Chalub Leite na categoria charge.


Enilson já expôs seus quadros em diversos lugares do País. Seus trabalhos de ilustrador foram espalhados pelo mundo. Agora maduro, aos 35 anos, nos presenteia com esta linda obra voltada exclusivamente para crianças e adolescentes. Quando estive com ele pela última vez perguntei se gostava do que fazia e ele me respondeu: “Às vezes acho que em minhas veias, em lugar de sangue, deve correr tinta.”


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido