Categories: Acre

Com 1200 famílias, Vila Agrícola Caquetá está abandonada

Published by
Roberto Vaz


Jairo Carioca,
da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com


Distante apenas 72 quilômetros da capital acreana, a pequena Vila Caquetá, distrito agrícola do município por Porto Acre, está completamente abandonada pelo poder público. Entre os principais problemas estão a ausência de coleta de lixo, ruas escuras e intrafegáveis, falta de apoio à produção agrícola, desemprego e miséria. O antigo Seringal Caquetá foi um dos palcos da revolução acreana.


“Quando a gente fala dos problemas existentes aqui, dá a impressão de que está se falando de um local remoto, isolado”, desabafou a agricultora Francisca Silva de Menezes, que possui uma pequena propriedade no Ramal Areia Branca. Apontando para o abandonado prédio da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaprof), ela afirma que não existe apoio à produção agrícola, o que a fez trabalhar como diarista. “Eu queria só um financiamento para plantar açaí e macaxeira”, lamentou.


Andando pelas lamacentas ruas da vila [mais parecem varadouros], encontramos a senhora Francisca Bráz de Souza. Ela conta que abandonou a escola porque tem medo. “Como vocês estão vendo, aqui é mato, lama e escuridão”, disse, revelando que já ficou um mês sem sair de casa. Desolada e sem nenhuma perspectiva, a moradora colocou uma placa de venda na casa.


Por causa da ausência de água e de rede coletora de esgoto, os problemas de saúde se multiplicam. O único posto de saúde do local está fechado. “Mesmo se tivesse aberto não tem profissionais, remédios e cadeiras para os pacientes sentar”, detalhou o agricultor Milton Lamengo Moreira”, denunciando, ainda, a invasão de particulares na área pertencente à unidade de saúde.


Ainda de acordo com informações de moradores, toda vez que chove, em torno de duas horas, a vila fica completamente alagada, atrapalhando a rotina dos moradores. Há pouco mais de um ano, o vilarejo era administrado pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra).


“Eu queria trazer aqui aquele ex-governador. Afinal o Acre, é o melhor lugar para se viver na região Norte”, desabafou um morador, pedindo para não ter o nome revelado.



 


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

São Paulo voa alto, vence Águia-PA com toque de Lucas e avança às oitavas

O time misto do São Paulo mostrou autoridade, voou alto diante de um aguerrido Águia-PA…

23/05/2024

Mega-Sena acumula de novo e prêmio chega a R$ 47 milhões; confira dezenas

Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas hoje no concurso 2728 da Mega-Sena. O que aconteceu:…

23/05/2024

Bahia vence novamente e elimina o Criciúma na Copa do Brasil

Pelo jogo da volta da terceira fase da Copa do Brasil, o Criciúma recebeu o…

23/05/2024

Palmeiras faz jogo apático, só empata, mas vai às oitavas da Copa do Brasil

O Palmeiras jogou mal, mas conseguiu a classificação para as oitavas de final da Copa…

23/05/2024

CPI vai apurar falhas de planos de saúde de pessoas com deficiência

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) instaurou, nesta quinta-feira (23), comissão parlamentar de…

23/05/2024

Por intervenção de Ulysses, Exército vai mudar portaria que prejudicaria PC e PM

Por intervenção do deputado Coronel Ulysses (União–AC), o ministro da Defesa José Múcio deverá rever…

23/05/2024