Começou nessa semana, a distribuição gratuita de medicamentos para o tratamento da asma nas farmácias populares e nas drogarias que tem convênio com o governo federal. Os medicamentos disponíveis são o brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol). Outros 11 remédios usados no controle da hipertensão e diabetes também são distribuídos nessas unidades sem custo ao paciente.
Para conseguir o remédio, basta apresentar documento com foto, CPF e a receita médica dentro do prazo de sua validade. Se o usuário se deparar com uma unidade que ainda não adaptou o seu sistema de vendas à gratuidade, ele deve procurar outra unidade.
A distribuição faz parte do programa Brasil Carinhoso, lançado neste mês pela presidenta Dilma Rousseff, cujo objetivo é tirar da miséria crianças de 0 a 6 anos de idade. A asma está entre as principais causas de internação entre crianças nesta faixa etária. Em 2011, do total de 177,8 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência da doença, 77,1 mil foram crianças com esta idade. Além disso, cerca de 2,5 mil pessoas morrem por ano por causa da asma.
A inclusão dos medicamentos para asma no programa aconteceu porque, após a gratuidade da hipertensão e diabetes, foi percebido que a venda dos medicamentos para asma foi a que mais apresentou crescimento nas farmácias populares, chegando a 322% de aumento entre fevereiro de 2011 e abril de 2012.
Da redação Ac24horas
Com informações do Ministério da Saúde