Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

Deputados vão pedir que Geraldo Pereira decifre a LDO nas comissões da Aleac

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com


Mesmo antes da entrada da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), os deputados se mobilizam para pedir mais tempo ao Governo do Acre, para analisar a matéria do executivo.


Os parlamentares vão pedir ao líder do PT, Geraldo Pereira, que decifre a peça nas comissões da Casa. O projeto é costumeiramente enviado a Aleac, em regime de urgência.


O pedido de tempo para apreciação da LDO poderá ser motivo de uma nova polêmica envolvendo poderes.


No Ano passado a elaboração da peça orçamentária do Estado gerou acalorados debates entre o Poder Executivo e o Judiciário que reivindicava participação na elaboração da LDO e maior participação na divisão de recursos.


Este ano, o problema poderá envolver os deputados estaduais, que querem conhecer melhor a elaboração do projeto de lei responsável por fixar as prioridades, metas e normas que deverão manter a elaboração, execução e acompanhamento da Lei Orçamentária Anual.


Geraldo Pereira deverá ser o interlocutor do governo com os deputados. Parte dos parlamentares quer conhecer os métodos de elaboração da LDO. Em 2011, o projeto foi aprovado com 18 votos, contra quatro de oposicionistas.


Um dos fatores que devem pesar na votação será a articulação para a eleição da Mesa Diretora da Casa. A escolha dos novos membros entra no debate da aprovação do projeto, que deve ter votação antes do recesso parlamentar.


Os deputados preveem que haverá algumas concessões para que a peça orçamentária não seja esmiuçada nas comissões. As negociações deverão iniciar na próxima semana, após as reuniões de blocos de deputados.


Sair da versão mobile