Foi inaugurado na manhã desta segunda feira, 04, o novo espaço dedicado ao homem do campo residente na zona rural de Senador Guiomard. O Centro de Apoio ao Produtor Rural é um ambiente destinado ao trabalho conjunto entre o produtor e a prefeitura. O espaço vai servir como base de assistência constante aos produtores, pois a sede da Secretaria Municipal de Agricultura vai funcionar no local. A iniciativa é estreitar a relação entre prefeitura e agricultor, facilitando o diálogo e a cooperação mútua.
Os investimentos aplicados na obra foram na ordem de R$ 400 mil, com recursos do Ministério da Agricultura, originado de emenda do Senador Sérgio Petecão, e contrapartida da prefeitura, que também cedeu o terreno localizado as margens da rotatória da rodovia AC 40 com a BR 317, próximo à região da Zona de Processamento de Exportação – ZPE.
Na área de aproximadamente dois hectares foi construída uma estrutura de aproximadamente 800 metros quadrados, edificada com galpão com cobertura, prédio com um andar, salas para administração, reunião, depósito e banheiros. O Centro de Apoio ao Produtor vai compreender também os serviços de abastecimentos e comercialização da produção, facilitando a distribuição da mercadoria junto ao comércio local, reduzindo os intermediários e oportunizado o acesso aos produtos junto à população.
A prefeitura está adquirindo nos próximos dias seis máquinas pesadas para disponibilizar na abertura e manutenção de ramais, além da ajuda na lavoura. São tratores esteiras, motoniveladoras, pá carregadeiras e outras. Ao todo são quase três milhões de investimentos numa iniciativa do deputado federal Márcio Bittar (PSDB/AC).
Para o agricultor Francisco Simei Almeida, proprietário de uma área de terra no ramal do Gadelha, as ações em prol dos produtores rurais valorizam e estimulam o homem do campo a exercer seu papel na sociedade. “Fico bastante gratificado com os investimentos providenciados pela prefeitura aos trabalhadores rurais. São esses esforços que nos deixam orgulhosos, pois percebemos o quanto somos importantes para a população”, relatou o agricultor Simei Almeida.
Dari da Rocha – O Centro de Apoio ao Produtor Rural recebeu o nome do então senhor “Dari da Rocha”. A homenagem foi indicada pela prefeitura e homologada pela câmara municipal. “Dari” como é mais conhecido, morreu recentemente, mas seu trabalho social prestado na zona rural será inesquecível. Juntamente com seus oito filhos e esposa, “Dari” exerceu uma prestação de serviço imensa junto às famílias de agricultores, sempre pautado pela sinceridade e honestidade, “Dari” ajudou na assistência técnica agrícola e no manejo correto da terra para o plantio de lavouras na região, sem cobrar por isso.
Para o prefeito James Gomes, o Centro de Apoio aos Produtores soma-se aos demais investimentos para o agricultor, como a Casa do Colono, abertura de ramais e distribuição de implementos agrícolas e aquisição de maquinário. “As ações voltadas para as famílias da zona rural pela prefeitura imediatamente surtiram efeitos positivos. O principal foi o aumento da produção agrícola em nosso município, fortalecendo a economia e potencializando o trabalhador rural. Neste mais novo investimento, estamos fazendo uma singela homenagem a um gigante do campo que recentemente nos deixou. O senhor Dari foi um exemplo de trabalhador, pois seus esforços rurais jamais serão esquecidos”, destacou o prefeito James Gomes.