Jairo Carioca,
Da redação de ac24horas
[email protected]
Depois de receber semana passada, o deputado Adrian Alcazar e a senadora Geanine Chávez, da Convergência Nacional Boliviana, o senador Sérgio Petecão [PSD-AC], apresentou requerimento em que solicita providências do Senado quanto às denúncias de violação de direitos humanos pelo governo boliviano. Durante seu discurso na tribuna do senado, Petecão disse que pretende encaminhar requerimento à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Sérgio Petecão disse que um fato ocorrido esta semana confirma as denúncias de violação de direitos humanos na Bolívia. O senador referiu-se ao líder da oposição, Roger Pinto Molina, que pediu asilo político na Embaixada do Brasil em La Paz.
De olho na situação de brasileiros que vivem na Bolivia, Petecão acompanhou os parlamentares bolivianos em visita ao presidente do Senado, José Sarney; ao presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Fernando Collor (PTB-AL); ao presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), Paulo Paim (PT-RS); e à deputada Perpétua Almeida, que preside a Comissão de Relações Exteriores da Câmara.
Os parlamentares bolivianos relataram a Sérgio Petecão que o governo Evo Morales vem implantando um verdadeiro estado de exceção na Bolívia, já que ele conta com a maioria dos congressistas e dos membros dos tribunais de justiça locais.
Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse esperar que os problemas na Bolívia sejam resolvidos pelos canais diplomáticos.