Menu

Maternidades de Rio Branco já estão disponibilizando a Certidão de Nascimento Online

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A maternidade Barbara Heliodora e o Hospital Santa Juliana estão disponibilizando a partir desta semana o serviço de Certidão de Nascimento Online. Agora as mães já vão sair da maternidade com a certidão em mãos. O processo é simples: após o nascimento, um profissional capacitado da própria maternidade preenche um documento com todos os dados do pai, da mãe e do bebê. No pequeno cartório montado na própria maternidade os documentos são escaniados e enviados os dados por e-mail para o cartório mais próximo do endereço da mãe. O cartório devolve validado e com a assinatura digital do oficial. Na maternidade, o funcionário imprime, coloca o selo de controle e entrega à mãe.


Mais de 300 maternidades do Brasil já usam o Sistema Estadual de Registro Civil (Serc), desenvolvido pelo Estado de Pernambuco e disponibilizado gratuitamente para os demais Estados e que nada mais é do que uma unidade interligada de registro civil de nascimento entre cartório e maternidade. A ideia é que até 2014 o programa esteja em todas as maternidades do Brasil que realizam acima de 300 partos por ano e que sejam conveniadas com o SUS.

Publicidade

A certidão que foi entregue hoje às mães na Maternidade Bárbara Heliodora já é a nova Certidão de Nascimento que será emitida daqui pra frente e é fornecida pela Casa da Moeda. Todos os cartórios brasileiros têm um prazo para se adequarem. Ela é mais segura por causa do selo de qualidade impresso que dificulta falsificações e possibilita o rastreamento por qualquer cartório e pela marca d’água.


Da Redação ac24horas.com
Com informações da Agência de Notícias


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido